Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Psicodinâmica das Cores

Antes das aulas práticas... Teoria das Cores, Psicodinâmica das Cores e Psicologia das Cores

Apostila Digital Grátis, parte do Curso de Design Gráfico Online e do Curso de Web Design Online (não gratuitos).
Se você ainda não é nosso aluno, recomendamos nossos cursos interativos online, com aulas práticas, objetivas, de fácil entendimento, com suporte e orientação de professores, e certificado válido.

Psicodinâmica das Cores ou Psicologia das Cores?

Psicodinâmica das Cores ou Psicologia das Cores?

Claro, psicologia e psicodinâmica têm significados distintos. No entanto, temos visto as duas formas, Psicodinâmica das Cores e Psicologia das Cores aplicadas ao mesmo tema.

Preferimos usar Psicodinâmica das Cores, pois retrata melhor o objetivo do designer.

Psicodinâmica é palavra obtida pela junção de outras duas, Psico + Dinâmica. Veja os significados:

  • Psico: mente, espírito, alma.
  • Dinâmica: reunião das forças, ou do potencial interno, causadoras do incentivo, do estímulo ou da evolução de alguma coisa.

No design, podemos dizer que a Psicodinâmica das Cores é a ciência que estuda como reagimos às cores, que são convertidas em estímulos pelo cérebro humano.

Aceesse, nessa página, clicando nos links ou rolando o texto:

Teoria da Cor

O olho, que é chamado de a janela da alma, é o principal meio pelo qual a compreensão pode mais plena e abundantemente apreciar as infinitas obras da natureza. (Leonardo Da Vinci)

Teoria da Cor

Espectro de Luz Visível

Quando você joga uma pedra n'água, pode perceber a propagação de uma onda. De modo análogo, existem ondas que se propagam pelo espaço, muitas não visíveis ao olho humano, chamadas de ondas eletromagnéticas.

São exemplos:
os Raios-X, ondas ultravioletas, o espectro de luz visível, ondas infravermelhas e faixas de radiofreqüência.

Na física, aprendemos a classificar essas ondas eletromagnéticas em função do comprimento de onda, propriedade que fornece uma das principais características da onda.

Uma faixa de comprimentos de onda nos interessa mais: a faixa do espectro de luz visível.

Isso porque o espectro de luz visível pode assumir diversas cores, desde o violeta até o vermelho, em função do comprimento de onda:

  • Vermelho: 630-780 µm
  • Laranja: 590-630 µm
  • Amarelo: 565-590 µm
  • Verde: 510-565 µm
  • Azul: 480-510 µm
  • Anil: 450-480 µm
  • Violeta: 380-440

Para o estudo da teoria da cor, adotamos as definições usadas nas artes plásticas, que trata da teoria da cor obtida pelo uso dos pigmentos(1).
Logo adiante, também veremos como as cores podem ser obtidas por outros meios, como na mistura eletrônica de cores (RGB - monitor do computador) e pelo processo CMYK (usado nas impressoras gráficas).

(1) As tintas usadas nas artes plásticas, como óleo e acrílico, são formadas por pigmento e veículo. Pigmento, em geral, é um pó de origem inorgânica ou sintética, utilizado na produção das tintas, e que determina se a cor será vermelha, azul, etc.

Inicialmente, podemos classificar as cores em dois grandes grupos:

Acromáticas

São as cores sem cor (por incrível que pareça, é isso mesmo). Pertencem a esse grupo o preto e todos os tons de cinza que podemos obter acrescentando branco ao preto.

Cores Acromaticas

Cromáticas - Cores Primárias

Todas as outras cores, que podem ser classificadas em Cores Primárias e Cores Secundárias. As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas através da mistura de outras (cores puras).
São: amarelo, azul e vermelho:

Cores Primárias - pigmento

Cromáticas - Cores Secundárias

Quando misturamos duas Cores Primárias, obtemos novas cores, chamadas de Cores Secundárias.

  • amarelo + vermelho = laranja
  • Cores Secundárias - laranja
  • amarelo + azul = verde
  • Cores Secundárias - verde
  • azul + vermelho = roxo
  • Cores Secundárias - roxo

Círculo Cromático

É comum representarmos as cores dispostas em um círculo ao qual denominamos de Círculo Cromático. É um modo para melhor compreendermos como elas se misturam. Observe, na figura, que entre duas primárias (bem no meio), temos uma secundária (obtida com a mistura das duas primárias).

Círculo Cromático - pigmento

Classificação das Cores

Cores Complementares

A ilustração mostra o alto contraste roxo/amarelo, devido à proximidade entre duas cores complementares. Complementar é o que falta a algo para se obter o todo. Ao amarelo, para a totalidade (três primárias), faltam o azul e o vermelho, cuja mistura gera o roxo. As cores complementares são sempre opostas no círculo cromático.

Cores Complementares - pigmento

Cores Análogas

Também chamadas de cores similares, são aquelas que ficam adjacentes (próximas, encostadas) no círculo cromático, como o verde e o azul. Observe a ilustração e a sinalização junto ao círculo.

Cores Análogas - pigmento

Cores Frias

Lembram gelo, neve, transmitindo a sensação de frio. Vão do verde ao roxo-avermelhado e alguns tons de cinza.

Cores Frias - pigmento

Cores Quentes

O fogo, como num vulcão em chamas, usa este esquema de cores. Do vermelho ao amarelo-limão e alguns cinzas.

Cores Quentes - pigmento

Cores Contrastantes

Imagine uma música muito calma (Enya, por exemplo) seguida de um trecho de funk. O choque entre os tons provoca uma vibração. Isso é contraste. O mesmo ocorre com as cores e, se bem aplicado (o contraste), as vibrações visuais poderão ser harmoniosas e agradáveis à visão.

Cores Contrastantes - pigmento

Outros Sistemas de Cores

As cores nas Impressões Gráficas e nos Telas de Computadores e Similares

No Photoshop, por exemplo, você não trabalha com pigmentos como nas belas-artes. De forma análoga (e mantendo-se as classificações acima), as cores são formadas por outros dois métodos distintos, dependendo se focamos no resultado no monitor do computador, ou na indústria gráfica (incluindo a impressora da sua casa).

Método Aditivo (RGB)

Tvs e monitores de computador geram as cores de modo diferente, através de luz emitida por fontes luminosas.
São 3 fontes de luz (imagine 3 lanternas), nas cores vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) que, quando adicionadas, produzem as outras cores.
Por exemplo: a vermelha adicionada à verde, produz a luz amarela. Quando adicionamos os três fachos de luz (de modo que se superponham), o resultado é a luz branca.

Método Aditivo (RGB)

Método Subtrativo (CMY)

Com o processo inverso, partindo da luz branca (que é composta do vermelho, do verde e do azul), subtraímos as cores, utilizando filtros.

Enquanto no Método Aditivo consegue-se o branco, adicionando todas as cores primárias (Red-Green-Blue), no Método Subtrativo, o branco é a ausência de cor (o papel).

Método Subtrativo (CMY)

O padrão na indústria gráfica é CMYK, como ilutrado na figura. Ocorre que a mistura das três cores primárias (Cian-Magenta-Yellow) geram um preto marfim, e não uma cor preta perfeita. Assim, foi acrescentado o Black (preto) e chamamos o método de CMYK.

Círculo Cromático CMYK e RGB

Podemos criar um outro círculo cromático, baseado nas primárias RGB ou CMYK (lembrando que o K, de blacK, é usado para corrigir o preto, pois as misturas CMY resultam num preto marfim).
Os resultados das misturas serão inesperados para os principiantes (a cor complementar do vermelho, no RGB, é o cian - que é a mistura do azul com o verde). Não se preocupe: nos trabalhos de criação usaremos o círculo para pigmentos. Afinal, é como enxergamos o mundo real.
Os sistemas RGB e CMYK serão fundamentais para reproduzir na tela (RGB) ou na impressora (CMYK) as cores que desejarmos.

Esquemas de Cores

Combinar cores exige uma certa experiência. Por esse motivo, o ideal é iniciarmos utilizando guias. Seguem algumas combinações de cores sugeridas por Hideaki Chijiiwa em seu livro Color Harmony. Para aqueles que desejam se profissionalizar na área, sugerimos a aquisição deste e de outros guias de cores.

Esquema de Cores - chamativo Esquema de Cores - estimulante Esquema de Cores - feminino Esquema de Cores - frio Esquema de Cores - jovem Esquema de Cores - natureza Esquema de Cores - quente Esquema de Cores - surpreendente Esquema de Cores - tranquilidade

Dica!
Busque referências em COLOURlovers.
COLOURlovers é uma comunidade criativa onde pessoas de todo o mundo criam e compartilham cores, paletas e padrões.

Psicodinâmica das Cores

Cada trabalho exige uma pesquisa focada sobre o público-alvo que desejamos atingir. As cores podem ter significados diferentes para cada povo ou mesmo grupo de pessoas.

Por exemplo, o vermelho pode signficar o "mal" para alguns crentes, como pode representar o amor para outros grupos (um coração vermelho).

Além disso, hoje é sabido que as pessoas podem responder de formas diferentes quando estimuladas pela mesma cor, inclusive no que se refere a gostar ou não dela.

Mesmo assim, o Prof. Modesto Farina, em seu livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação (Edgard Blücher), mostra que existem algumas algumas indicações seguras quanto ao significado, uso e preferência das cores.

Veja no resumo, a seguir.

As Cores na Publicidade

Cores na Publicidade

Amarelo: visível à distância e estimulante. No entanto, imprecisa podendo gerar dúvidas no observador e dispersar parte de sua atenção. Quando combinada com o preto, pode trazer bons resultados. É indicada para peças que tenham a ver com luz e deve ser usada com moderação.

Azul: fortemente atrativa, passa tranquilidade ao observador. Bom para anúncios que caracterizem o frio.

Cinza: passa discrição, indicado para peças que indiquem posição de neutralidade e diplomacia.

Laranja: indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

Marrom: esconde a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade (há exceções).

Ouro: representa valor e dignidade, ideal para anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

Preto: pode gerar frustração, devendo ser usado com moderação em anúncios coloridos.

Púrpura: como o ouro, representa valor e digni-dade, ideal para artigos de alta categoria e luxo.

Roxo: tem um efeito de tranquilidade, podendo ser aplicado em anúcios de artigos religiosos e em viaturas e acessórios funerários. Desejando dar a essa cor maior sensação de calor, devemos acrescentar o vermelho ou laranja. Para mais luminosidade, acrescentamos o amarelo. Para uma sensação de frio, acrescentamos o azul. Ainda, podemos acrescentar o verde para dar uma sensação de arejado.

Verde: estimulante, passando uma sensação de repouso. Tem pouca força sugestiva. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e afins.

Vermelho: é uma cor chamativa, estimulante e motivadora. Indicada para anúncios de artigos que simbolizem calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

Violeta: desaconselhável, pois passa uma sensação de tristeza.

Combinações de Cores na Publicidade

Combinações de Cores na Publicidade

Amarelo e verde: como produz atitude passiva em muitas pessoas, é ineficaz em publicidade. Melhora muito se houver outros detalhes coloridos no anúncio.

Azul e branco: estimulante, predispondo à simpatia. Passa uma sensação de paz para produtos e serviços que desejem passar segurança e estabilidade.

Azul e preto: passa uma sensação de antipatia, deixando o indvíduo preocupado. Combinação não indicada para publicidade.

Azul e vermelho: estimulante da espiritualidade, sendo muito eficaz na publicidade.

Vermelho e amarelo: estimulante, com bom resultado em publicidade. Apesar disto, pode causar opressão ou insatisfação em algumas pessoas.

Vermelho e verde: estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Aplicada em publicidade rural.

As cores nas embalagens

Cores nas embalagens

De nada adianta você produzir um excelente e saboroso biscoito e tentar vendê-lo numa embalagem que não atraia o consumidor. É assim que acontece: nos atraímos, em primeiro lugar, pela embalagem; depois pelo seu conteúdo. Além do formato da embalagem, da marca e do ambiente em que ela será exposta, suas cores podem ser o principal elemento na escala de importância.
Passaremos, a seguir, alguns dados que foram obtidos por pesquisas de diversas empresas. Procure pensar sobre a relação entre o que as cores transmitem e o produto.

Açúcar: branco e azul, com detalhes de vermelho, letras vermelhas e pretas.

Azeites e óleos: verde, vermelho e toques de azul

Bebidas alcoólicas: rótulos dourados demonstram nobreza do produtor e do produto.

Bronzeadores: laranja, vermelho-magenta.

Café: marrom-escuro com detalhes de laranja ou vermelho.

Carnes enlatadas: cor do produto em fundo vermelho, às vezes com um toque de verde.

Cêras: tons de marrom e branco.

Cervejas: amarelo-ouro, vermelho e branco.

Chás: vermelho, branco e marrom.

Chocolate: marrom-claro ou vermelho-alaranjado.

Cosméticos: azul-pastel, rosa e amarelo-ouro.

Desinfetantes: vemelho e branco, azul-marinho.

Desodorantes: verde, branco, azul com toques de vermelho ou roxo.

Detergentes: rosa, azul-turquesa, azul, cinza-esverdeado e branco-azulado.

Doces: vermelho-alaranjado.

Frutas e compotas: cor do produto em fundo vermelho, com um toque de amarelo.

Gorduras vegetais: verde-claro e amarelo (leve).

Inseticidas: amarelo e preto, verde-escuro.

Iogurtes: branco e azul.

Lâminas de barbear: azul ou forte, vermelho e preto.

Leite: azul em vários tons, às vezes com um toque de vermelho.

Leite em pó: azul e vermelho, amarelo e verde com um toque de vermelho.

Massas: transparência, vermelho, amarelo-ouro e às vezes com toques de azul.

Pastas de dente: azul e branco, verde com branco e toques de vermelho.

Perfumes: roxo, amarelo-ouro e prateado.

Produtos para bebês: azul e rosa em tons suaves.

Queijos: azul-claro, vermelho e branco, amarelo-claro.

Remédios: azul-claro, marrom, branco e vermelho, dependendo do tipo de material, medicinal, estimulante ou repousante.

Sais de Banho: verde-claro, branco.

Sorvetes: laranja, azul-claro, amarelo-ouro.

Preferência de cores de acordo com a idade

cores de acordo com a idade

O tema é praticamente inesgotável e as indicações aqui apresentadas devem servir apenas como referências e não como verdades absolutas. Um outro estudo que pode ser usado nos seus trabalhos de comunicação visual é a preferência das cores de acordo com a idade.

Os estudos do psicólogo J. Bamz em A Arte e a Ciência da Cor, podem ser muito úteis quando aplicados ao campo mercadológico.

Veja como Bamz classificou as cores de acordo com a preferência dos indivíduos em faixas etárias:

1 a 10 anos: período da efervescência e da espontaneidade: Vermelho

10 a 20 anos: idade da imaginação, excitação e aventura: Laranja

20 a 30 anos: idade da força, potência, arrogância: Amarelo

30 a 40 anos: idade da diminuiçãodo fogo juvenil: Verde

40 a 50 anos: idade do pensamento e da inteligência: Azul

50 a 60 anos: idade do juízo, do misticismo, da lei: Lilás

60 anos em diante: idade do saber, da experiência e da benevolência: Roxo

As Cores para Segurança e Saúde no Trabalho

Cores para Segurança e Saúde no Trabalho

Uma outra área que se utiliza bastante dos significados psicológicos das cores, é a da segurança. O Ministério do Trabalho regulamenta, através de Norma Regulamentadora (NR 26), as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.
A seguir, um breve resumo da aplicação da linguagem psicológica das cores na segurança do trabalho (se você tiver que projetar uma peça, deverá pesquisar detalhadamente as normas completas e atualizadas).

Vermelho: equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo e o alaranjado. Excepcionalmente, pode ser usada com sentido de advertência de perigo nas luzes de barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias, ou, ainda, em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.

Amarelo: deverá ser empregado para indicar "Cuidado!". Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.

Branco: será empregado em passarelas e corredores de circulação.

Preto: para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade.

Azul: indica "Cuidado!", limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos fora de serviço.

Verde: é a cor que caracteriza "segurança".

Laranja: identifica canalizações contendo ácidos; partes móveis de máquinas.

Púrpura: indica os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares.

Lilás: para canalizações que contenham álcalis. Nas refinarias, para a identificação de lubrificantes.

Cinza: claro, a usado para identificar canalizações em vácuo; cinza escuro, para identificar eletrodutos.

Alumínio: será utilizado em canalizações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (ex. óleo diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, etc.).

Marrom: pode ser adotado, a critério da empresa, para identificar qualquer fluído não identificável pelas demais cores.

Significados das Cores

A seguir, tabelas de cores que associam as cores primárias e secundárias à palavras-chave. Utilize como mais uma referência para seus trabalhos.
Dica: para localizar uma cor, tecle [Ctrl] + [F] e busque por uma palavra chave.

Vermelho

Agressão
Alerta
Alta-voltagem
Ambição
Amizade
Amor
Assassinato
Batalha
Beleza
Calor
Caridade
Charme
Circulação
Compaixão
Comunismo
Coragem
Desejo
Determinação
Devoção
Dinamismo
Dominação
Dor

Vermelho

Drama
Emoção
Energia
Erotismo
Esplendor
Excentricidade
Excitação
Extroversão
Guerra
Impulso
Intensidade
Loucura
Luxúria
Martírio
Moda
Movimento
Ódio
Paixão
Patriotismo
Pecado
Perigo
Poder

Vermelho

Proibição
Prostituição
Raiva
Rebelião
Resgate
Revolução
Romantismo
Sacrifício
Sensualidade
Sexualidade
Sofrimento
Sorte
Sucesso
Tensão
Triunfo
Urgência
Velocidade
Vida
Vigor
Violência
Vitalidade
Vitória

Amarelo

Alegria
Alerta
Amizade
Aspiração
Atividade
Aviso
Brilho
Brincadeira
Calor
Comunicação
Confidência
Conhecimento
Cuidado
Energia
Espontaneidade

Amarelo

Expansão
Expressão
Extroversão
Felicidade
Filosofia
Idealismo
Idéias
Imaginação
Incerteza
Inovação
Inspiração
Inteligência
Intuição
Jovialidade
Juventude

Amarelo

Lógica
Luz
Meditaçãoidade
Ordem
Otimismo
Perdão
Poder
Preocupação
Riso
Sabedoria
Satisfação
Simulação
Sinalização
Verão
 

Azul

Aceitação
Afeto
Aflição
Água
Auto-controle
Autoridade
Bondade
Calma
Compaixão
Confiança
Confidência
Contemplação
Cooperação
Cuidado
Cultura
Depressão
Dignidade
Equilíbrio
Estabilidade

Felicidade

Azul

Firmeza
Flexibilidade
Franqueza
Frescor
Frio
Gelo
Harmonia
Honestidade
Infinito
Inteligência
Introspecção
Isolamento
Lealdade
Lei
Liberdade
Limpeza
Lógica
Maturidade
Melancolia
Obediência
Ordem

Azul

Paz
Poder
Profundidade
Proteção
Qualidade
Reflexão
Refrescante
Responsabilidade
Segurança
Serenidade
Sinceridade
Solidão
Tecnologia
Tradição
Tranqüilidade
Transparência
Unidade
Valor
Verdade
Virtude
 

Laranja

Ação
Alegria
Ambição
Amizade
Apetite
Aviso
Calor
Capacidade
Carisma
Celebração
Competência
Comunicação
Convite
Coragem
Criatividade
Determinação
Dominação
Emoção
Energia

Laranja

Entusiasmo
Exagero
Excitação
Expansão
Explosão
Extravagância
Extroversão
Exuberância
Fascinação
Flexibilidade
Garantia
Generosidade
Graça
Humanismo
Humor
Independência
Motivador
Pôr do Sol
Prático

Laranja

Radiação
Resistência
Sabedoria
Sabor
Saúde
Segurança
Serviço
Severidade
Sociedade
Sorriso
Sucesso
Tentação
Terra
Troca
Trópico
Tumulto
Visibilidade
 
 

Roxo

Ambição
Ansiedade
Aristocracia
Arte
Beleza
Compaixão
Conflito
Conhecimento
Constrição
Criatividade
Devoção
Dignidade
Discrição
Disposição
Drama
Encantamento
Enigma
Equilíbrio
Espiritualidade
Esplendor
Estilo
Extravagância
Fantasia
Feminilidade

Roxo

Frieza
Homosexualidade
Independência
Indiferença
Individualismo
Inspiração
Inteligência
Introspecção
Intuição
Justiça
Liderança
Luxúria
Mágica
Majestade
Meditação
Melancolia
Mistério
Misticismo
Moda
Nobreza
Nostalgia
Orgulho
Penitência
Perspicácia

Roxo

Precioso
Prosperidade
Realeza
Reflexão
Responsabilidade
Riqueza
Sabedoria
Sensualidade
Seriedade
Silencioso
Sobriedade
Sofisticação
Sofrimento
Solenidade
Solidão
Sombra
Sonho
Sublimação
Superstição
Tristeza
Vaidade
Valor
Verdade
 

Verde

Amizade
Ar-livre
Aspiração
Aventura
Calma
Confiança
Conforto
Crescimento
Eficiência
Equilíbrio
Equipamento
Exterior
Fertilidade
Folhagem
Franqueza

Verde

Frescor
Generosidade
Grama
Harmonia
Humidade
Juventude
Liberdade
Limpeza
Mucosidade
Natureza
Neutralidade
Prequiça
Primavera
Progresso
Prosperidade

Verde

Prudência
Relaxamento
Renovação
Reprodução
Sabedoria
Saúde
Segurança
Simpatia
Sinceridade
Sorte
Vegetação
Veneno
Vida
Vigor
 

As tabelas seguintes apresentam as palavras-chave em ordem alfabética, seguidas das respectivas cores associadas.

Palavra-chave

Ação: laranja
Aceitação: azul
Afeto: azul
Aflição: azul
Agressão : vermelho
Água: azul
Alegria: laranja, amarelo
Alerta: vermelho, amarelo
Alta-voltagem: vermelho
Ambição: vermelho, laranja, roxo
Amizade: verde, vermelho, ...
Amizade: laranja, amarelo
Amor: vermelho
Ansiedade: roxo
Apetite: laranja
Ar-livre: verde
Aristocracia: roxo
Arte: roxo
Aspiração: amarelo, verde
Assassinato: vermelho
Atividade: amarelo
Auto-controle: azul
Autoridade: azul
Aventura: verde
Aviso: laranja, amarelo
Batalha: vermelho
Beleza: vermelho, roxo
Bondade: azul
Brilho: amarelo
Brincadeira: amarelo
Calma: verde, azul
Calor: vermelho, laranja, amarelo
Capacidade: laranja
Caridade: vermelho
Carisma: laranja
Celebração: laranja
Charme: vermelho
Circulação: vermelho
Compaixão: vermelho, azul, roxo
Competência: laranja
Comunicação: laranja, amarelo
Comunismo: vermelho
Confiança: verde, azul
Confidência: amarelo, azul
Conflito: roxo
Conforto: verde
Conhecimento: amarelo, roxo
Constrição: roxo
Contemplação: azul
Convite: laranja
Cooperação: azul
Coragem: vermelho, laranja
Crescimento: verde
Criatividade: laranja, roxo
Cuidado: amarelo, azul
Cultura: azul
Depressão: azul
Desejo: vermelho
Determinação: vermelho, laranja
Devoção: vermelho, roxo
Dignidade: azul, roxo
Dinamismo: vermelho
Discrição: roxo
Disposição: roxo
Dominação: vermelho, laranja
Dôr: vermelho
Drama: vermelho, roxo
Eficiência: verde
Emoção: vermelho, laranja
Encantamento: roxo
Energia: vermelho, laranja, amarelo
Enigma: roxo
Entusiasmo: laranja
Equilíbrio: verde, azul, roxo
Equipamento: verde
Erotismo: vermelho
Espiritualidade: roxo
Esplendor: vermelho, roxo
Espontaneidade: amarelo
Estabilidade: azul
Estilo: roxo
Exagero: laranja
Excentricidade: vermelho
Excitação: vermelho, laranja
Expansão: laranja, amarelo
Explosão: laranja
Expressão: amarelo

Palavra-chave

Exterior: verde
Extravagância: laranja, roxo
Extroversão: vermelho, ...
Extroversão: laranja, amarelo
Exuberância: laranja Fantasia: roxo
Fascinação: laranja
Fé: azul
Felicidade: amarelo, azul
Feminilidade: roxo
Fertilidade: verde
Filosofia: amarelo
Firmeza: azul
Flexibilidade: laranja, azul
Folhagem: verde
Franqueza: verde, azul
Frescor: verde, azul
Frieza: roxo
Garantia: laranja
Gelo: azul
Generosidade: laranja, verde
Graça: laranja
Grama: verde
Guerra: vermelho
Harmonia: verde, azul
Homosexualidade: roxo
Honestidade: azul
Humanismo: laranja
Humidade: verde
Humor: laranja
Idealismo: amarelo
Idéias: amarelo
Imaginação: amarelo
Impulso: vermelho
Incerteza: amarelo
Independência: laranja, roxo
Indiferença: roxo
Individualismo: roxo
Infinito: azul
Inovação: amarelo
Inspiração: amarelo, roxo
Inteligência: azul, roxo, amarelo
Intensidade: vermelho
Introspecção: azul, roxo
Intuição: amarelo, roxo
Isolamento: azul
Jovialidade: amarelo
Justiça: roxo
Juventude: amarelo, verde
Lealdade: azul
Lei: azul
Liberdade: verde, azul
Liderança: roxo
Limpeza: verde, azul
Lógica: amarelo, azul
Loucura: vermelho
Luxúria: roxo, vermelho
Luz: amarelo
Mágica: roxo
Majestade: roxo
Martírio: vermelho
Maturidade: azul
Meditação: amarelo, roxo
Melancolia: azul, roxo
Mistério: roxo
Misticismo: roxo
Moda: vermelho, roxo
Motivação: laranja
Movimento: vermelho
Mucosidade: verde
Natureza: verde
Neutralidade: verde
Nobreza: roxo
Nostalgia: roxo
Obediência: azul
Ódio: vermelho
Ordem: amarelo, azul
Orgulho: roxo
Otimismo: amarelo
Paixão: vermelho
Patriotismo: vermelho
Paz: azul
Pecado: vermelho
Penitência: roxo
Perdão: amarelo
Perigo: vermelho
Perspicácia: roxo
Poder: vermelho, amarelo, azul

Palavra-chave

Pôr-do-Sol: laranja
Praticidade: laranja
Preciosidade: roxo
Preguiça: verde
Preocupação: amarelo
Primavera: verde
Profundidade: azul
Progresso: verde
Proibição: vermelho
Prosperidade: verde, roxo
Prostituição: vermelho
Proteção: azul
Prudência: verde
Qualidade: azul
Radiação: laranja
Raiva: vermelho
Realeza: roxo
Rebelião: vermelho
Reflexão: azul, roxo
Refrescância: azul
Relaxamento: verde
Renovação: verde
Reprodução: verde
Resgate: vermelho
Resistência: laranja
Responsabilidade: azul, roxo
Revolução: vermelho
Riqueza: roxo
Riso: amarelo, laranja
Romantismo: vermelho
Sabedoria: laranja, amarelo, verde, roxo
Sabor: laranja
Sacrifício: vermelho
Satisfação: amarelo
Saúde: laranja, verde
Segurança: laranja, verde, azul
Sensualidade: vermelho, roxo
Serenidade: azul
Seriedade: roxo
Serviço: laranja
Severidade: laranja
Sexualidade: vermelho
Silêncio: roxo
Simpatia: verde
Simulação: amarelo
Sinal: amarelo
Sinceridade: verde, azul
Sobriedade: roxo
Sociedade: laranja
Sofisticação: roxo
Sofrimento: vermelho, roxo
Solenidade: roxo
Solidão: azul, roxo
Sombra: roxo
Sonho: roxo
Sorriso: amarelo, laranja
Sorte: vermelho, verde
Sublimação: roxo
Sucesso: vermelho, laranja
Superstição: roxo
Tecnologia: azul
Tensão: vermelho
Tentação: laranja
Terra: laranja
Tradição: azul
Tranqüilidade: azul
Transparência: azul
Tristeza: roxo
Triunfo: vermelho
Troca: laranja
Tropical: laranja
Tumúltuo: laranja
Unidade: azul
Urgência: vermelho
Vaidade: roxo
Valor: azul, roxo
Vegetação: verde
Velocidade: vermelho
Verão: amarelo
Velocidade: azul, roxo
Vida: vermelho, verde
Vigor: vermelho, verde
Violência: vermelho
Virtude: azul
Visibilidade: laranja
Vitalidade: vermelho
Vitória: vermelho