Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

O que é Imagem Bitmap

O que é bitmap - raster - rasterização - rasterizado - jpg - gif - png

Imagem Bitmap (ou imagem raster ou imagem rasterizada)

Imagem Bitmap ou Imagem Raster
Mapa de Bits

Bitmap, ou mapa de bits, é uma tabela cujos elementos contêm códigos de cores. Essa tabela pode ser visualizada na tela como uma imagem colorida, onde cada valor de cor é substituído pela cor propriamente dita, ou na forma que ela é realmente gravada, com os códigos das cores.

A imagem ilustra as duas tabelas (uma mostrando os pixels da cabeça do super-herói, outra mostrando os códigos de cores de cada um desses pixels)(1).

Imagem bitmap, portanto, é uma imagem que foi gravada desse modo. A técnica não se limita a super-heróis de games. É utilizada em fotografias, inclusive com altíssima qualidade. Um dos fatores que vai definir a qualidade da fotografia é o número de bits que associamos a cada pixel.

Por exemplo se for 1 bit por pixel, só existirão dois estados, preto ou branco, e a imagem ficaria limitada a um conjunto de pixels pretos ou brancos.

Por outro lado, se atrituirmos 8 bits, teríamos 28 variedades de cores, ou seja, 256 diferentes cores possíveis.
Quanto maior o número de cores, maior o número de bits destinados a codificar a cor de cada pixel, maior a tabela, maior o tamanho do arquivo.

Na tabela do exemplo foram reservados 24 bits para cada pixel, permitindo um total de 16.777.216 de cores (224). Cada 24 bits são dividos em 8 para cada cor primária (RGB = Red, Green, Blue).
Obs.: o número reduzido de caracteres (2 para cada 8 bits) se deve ao fato de os valores estarem em hexadecimal.

(1)Pixel:
nome dado a cada ponto de luz do monitor.
O conjuntos de pixels, cada qual com sua cor, nos permite visualizar imagens na tela.

Como Rasterizar Imagens

Como transformar Vetor em Bitmap

Chamamos de rasterização ao processo de transformação de uma imagem vetorial em uma imagem bitmap, também conhecida como raster. Nesse caso, teremos uma imagem rasterizada.
Em geral, isso é possível importando imagens, originalmente vetoriais, em programas que trabalham com imagens bitmap. O Photoshop permite esse processo e, provavelmente, você utilizará muitas vezes, como, por exemplo, para apresentar logotipos (usualmente concebidos como vetor) em páginas de internet, como imagem jpg, gif ou png.
Os programas que trabalham com vetores, como o CorelDRAW, o InDesign e o Illustrator, também costumam permitir a exportação para bitmap.

Imagem Vetorial Rasterizada

Exemplo:
a imagem acima é uma estilização em linha produzida no Illustrator e, posteriormente, rasterizada, ou seja, transformada em imagem bitmap.
Aqui, no formato .png.

Veja também: