Qual a Diferença entre Imagem Vetorial e Imagem Bitmap
Vetor ou Bitmap - Vetorial ou Raster - Imagem Vetorial ou Mapa de Bits
Uma imagem vale mais que mil palavras...
Nada mais forte que comparar ampliações de imagens bitmap com
ampliações de imagens vetoriais.
Imagem Vetorial com suas ampliações
Imagem Bitmap com suas ampliações
Se você ainda não sabe os significados de vetor e mapa de bits, os links ajudarão:
Diferenças entre Imagem Bitmap e Imagem Vetorial
Observe a ampliação da fotografia de um par de alianças.
Esses quadradinhos são os pixels. Quando salvamos na forma de bitmap (ou mapa de bits), salvamos o conteúdo de cada pixel numa tabela onde cada célula guarda o código da cor do pixel.
Num programa que manipula bitmaps, como o Photoshop, você pode alterar a cor até de um único pixel, se desejar. Essa característica é que permite você editar fotografias de modo praticamente imperceptível.
A imagem vetorial é reconstruída a cada apresentação. Isso ocorre porque no lugar de pixels, são armazenadas sofisticadas fórmulas a partir das quais podemos visualizar a imagem em qualquer tamanho sem perda de qualidade. Por outro lado, ela se torna muito útil na produção de ilustrações, mas não de fotografias.
Vantagens e Desvantagens - Bitmap x Vetor
a) No redimensionamento
A imagem bitmap perde quando precisamos alterar seu tamanho. Como os pixels não são redimensionáveis, perdemos pixels ao
reduzirmos o tamanho da imagem. De modo oposto, ao ampliarmos uma imagem bitmap, são acrescentados pixels (o programa inventa
os pixels que são acrescentados). Por isso, por mais sofisticada que seja a interpolação de pixels, imagens bitmaps com
tamanho alterado não apresentam qualidade muito boa, especialmente, quando ampliadas.
Em contrapartida, imagens vetoriais não perdem qualidade quanto têm seus tamanhos alterados.
b) No armazenamento em disco
No bitmap precisamos armazenar o conteúdo (cor) de cada píxel que forma a imagem. É perfeito para fotografias, mas isso consome muita memória.
As imagens vetoriais (ilustrações) armazenam fórmulas matemáticas e reconstroem a imagem cada vez que vai apresentar na tela.
Imagine o quanto se consumiria de disco, numa circunferência com raio de 30 cm, se tivéssemos que armazená-la pixel a pixel.
Imagine o quanto se consome de disco, numa circunferência com raio de 30 cm, se tivéssemos que armazená-la conforme o exemplo seguinte:
Quadrado da linha 01, coluna 01 = branco
Quadrado da linha 01, coluna 01 = branco
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Quadrado da linha 18, coluna 12 = azul
Quadrado da linha 18, coluna 12 = amarelo
Quadrado da linha 18, coluna 12 = amarelo
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Neste caso, das ilustrações, o vetor leva vantagem.
Veja também: