Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

O que é e-mail?

Tudo que você precisa saber sobre e-mails (ou emails) para se relacionar na Internet com segurança.

O que é Email (ou e-mail)

Email (electronic mail), traduzido ao pé da letra, significa correio eletrônico. A função do email é a mesma de uma carta tradicional, que é transmitir uma mensagem, com a diferença de que a mensagem não é enviada fisicamente, numa folha de papel, mas digitalizada e remetida eletronicamente pela Internet.

Com o advento da Internet, surgiu a possibilidade de enviarmos mensagens escritas, inicialmente, via cabos telefônicos. Claro, muito mais rápido, eficiente e mais econômico que o correio tradicional, transformou-se num dos mais efetivos meios de comunicação, tanto pessoais, como corporativos.

Como é composto um endereço de Email

Assim como para uma carta ser entregue, é necessário um endereço físico, como, por exemplo, Av. Brasil nª1000, para receber um email precisamos de um endereço eletrônico. Observe alguns exemplos:

  • jose@hotmail.com.br
  • maria@gmail.com
  • contato@ciabyte.com

Observe, nos exemplos acima, que existe um padrão. Cada parte de um endereço de email tem um significado:

Como é um endereço de Email
  1. nome
    pode ser seu nome (se ninguém ainda tiver registrado) ou qualquer outro que você venha inventar.
  2. @provedor
    O símbolo @ (arrôba) em inglês é abreviatura de at, que significa por meio de. Desse modo, @provedor significa por meio de determinado provedor (empresa que mantém sua caixa postal). Hotmail e Gmail são provedores gratuitos e você pode criar um endereço de email com eles.
    Quando se tratar de um email corporativo, você verá o nome da empresa no lugar do provedor, como no exemplo de contato@ciabyte.com.br.
  3. terminação
    São muitas as terminações, cada uma com seu significado.
    • .com.br - atividades comerciais no Brasil
    • .com - atividades comerciais (internacional)
    • .adv.br - terminação para advogados, no Brasil
    • ...

Como essa transmissão é feita através de sinais eletrônicos, essa modalidade de comunicação ganhou o nome de correio eletrônico que, em inglês, é eletronic mail. Em pouco tempo, surgiu uma forma abreviada, e-mail ou, simplesmente, email.

Como enviar e receber emails?

Como enviar e receber emails?

É necessário que você tenha um endereço de email, do mesmo modo que você tem um endereço para sua casa. A diferença, é que esse endereço é eletrônico. De modo simplificado, o endereço eletrônico é um local num disco de computador (como uma pasta do Windows), onde são gravadas as mensagens dirigidas a você. Provedores de Internet e outras empresas cedem este espaço, gratuitamente, por diversos motivos, como publicidade, divulgação da marca, etc.

Além disso, você precisa de um aplicativo para gerenciar o recebimento e envio de emails. Esse tipo de aplicativo é chamado de cliente de email ou gerenciador de email e o mais conhecido é o Outlook da Microsoft. Algumas empresas oferecem o programa gratuitamente e online, para você usar diretamente no navegador.

Como criar um Email grátis

Dica: se você ainda não tem um endereço de email, experimente criar um Gmail: www.google.com/gmail/
Após acessar o site, clique em CRIAR EMAIL e siga as instruções locais.

Outros artigos relacionados: