Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações
Envelope com @, indicando como enviar e receber emails pelo webmail

Como ter um email

Tudo que você precisa saber para ter seu próprio email

Para enviar e receber emails você precisa de um webmail, um anti-spam, um login e uma senha. Rápido e fácil, neste artigo.

Artigos relacionados:

O que é WebMail

É um nome genérico para aplicativos que têm a finalidade de gerenciar a sua caixa postal usando um navegador. Permite que você escreva e envie emails, receba, encaminhe, copie, apague, etc.

Logo que você cria o seu endereço de email, é comum que já receba uma mensagem de agradecimento do provedor.

Para visualizar uma mensagem você deverá acessar o aplicativo (WebMail) e abrir uma pasta chamada Caixa de Entrada, que é o nome dado ao local onde são armazenados os emails que você recebe.

Como usar o WebMail

  • Você abre o site do seu WebMail (Gmail, Hotmail, etc.),
  • digita seu login para se identificar,
  • digita a sua senha para ter acesso ao WebMail.

Será aberta uma janela com o WebMail, que é a interface através da qual você irá gerenciar seus emails. É através do WebMail que você poderá escrever mensagens, enviá-las aos destinatários, receber mensagens, repassar mensagens recebidas, etc.

O que é login e o que é senha

O que é login e o que é senha

De acordo com o Dicionário Aurélio, login
1.Operação ou processo inicial de uma sessão de conexão (6), em que ger. o usuário se identifica, p. ex., fornecendo nome e senha para autenticação pelo sistema computacional. [Opõe-se a (ingl.) logoff.]
2.O nome que identifica um usuário em um sistema de computadores.

Como numa caixa de correio, que tem uma etiqueta com um número ou nome, para identificar o proprietário, é necessário que identifiquemos a área do disco onde estarão gravadas as mensagens eletrônicas (emails). Na informática, usamos alguns termos que têm esse mesmo significado: login, nome de usuário, username (em inglês), são exemplos. Pode ser um nome ou código inventado por você. No entanto, é usual, no caso de emails, que o login seja o próprio endereço do email.

Também, em analogia com a caixa de correio tradicional, precisamos de uma chave para abrir e verificar o conteúdo. Na informática, usamos uma senha eletrônica no lugar da chave. Assim, quando você cria um login e uma senha, eles servirão para identificar você (login) e abrir a sua caixa de mensagens (senha) no WebMail.

O que é Spam

O que é Spam

Quem envia e recebe emails está sujeito a receber spams. São mensagens que não solicitamos, de entidades desconhecidas. Assim, spams são mensagens indesejadas e spammers são as pessoas que as enviam.

Origem da palavra spam

Spam é (era?) o nome da marca de uma carne enlatada na Inglaterra, que nada tem a ver com emails. Mas, de tão indigesta a carne, o termo ficou relacionado com tudo que é indigesto, entre outras coisas, emails não solicitados que recebemos (propagandas, correntes do tipo "se você não responder algo de ... blá blá blá).

Outros possíveis significados de spam

Com o tempo surgiram outras possíveis explicações para o nome spam. No entanto, parece que alguém apenas atribuiu um signficado onde não existia nenhum: Sending and Posting Advertisement in Mass, que traduzido seria envio e postagem de publicidade em massa, é um exemplo.

Males causados pelos spams

Infelizmente todos nós somos vítimas de centenas de spams, todos os dias, causando diversos problemas, entre eles podemos citar: demora para receber os emails que realmente estamos esperando, custos devido ao excesso de tráfego (pagamos o uso da Internet pelo tráfego de dados), risco de apagarmos emails importantes (sem querer) perdidos no meio de tantos outros.

O que é Antispam

São programas que tentam detectar indícios spams. Assim, quanto mais rigoroso o programa antispam, mais emails são filtrados, claro, trazendo riscos de que emails não spams, sejam classificados como tal.

Em geral, os programas de WebMail trazem um antispam que você pode ativar ou não. Se ativado, os emails classificados como spams são direcionados para uma pasta chamada lixo-eletrônico ou equivalente.