Uma forma de compreender o design no mercado gráfico, é dividindo o mesmo em 5 focos:
- Publicitário: Anúncios para mídia impressa + anúncios para web
- Editorial: Abrange a produção de livros, jornais e revistas + sites de conteúdo
- Promocional: Embalagens, brindes e materiais promocionais + hotsites para web
- Institucional: Relativo às instituições - empresas, escolas, entidades religiosas, ongs. Projetos de identidade visual, por exemplo + site da empresa
- Marketing Direto: Malas diretas e catálogos + email-marketing com hotsites
Observe que para cada um dos 5 focos você encontra aplicações na web (internet). Focaremos no Editorial.
O que é Design Editorial
Design Editorial na Internet - Jornal - Revista - Quadrinhos - Website
Editorial, de acordo com o Dicionário Aurélio
[Do ingl. editorial.]
Relativo a editor ou editora.
Assim, Design Editorial é uma área do Design Gráfico relacionada à edição de livros, periódicos (jornais, revistas semanais), quadrinhos e similares. O que diferencia um produto editorial de uma peça comum do Design Gráfico, é, de modo simplificado, a padronização na comunicação visual, ou seja, a obediência a um grid (o mesmo que malha tipográfica, ou grelha). Saiba mais sobre grids clicando aqui.
O objetivo do Design Editorial é, portanto, a construção visual de peças gráficas com uma distribuição harmoniosa dos elementos (imagens, textos, símbolos, etc.) para uma rápida e eficiente comunicação aos leitores.
Como aprender Design Editorial
Como do Design Editorial é uma das especializações do Design Gráfico, recomendamos que você faça uma formação mais completa: Curso de Design Gráfico Online
Quando o website começa a apresentar maior número de páginas, podemos pensar no
design do website como um tipo especial design editorial.