O grid (ou "a grid") é uma representação gráfica que serve como um suporte para os elementos que comporão um layout. Na mairoria das vezes, é representado através de conjuntos de linhas horizontais e verticais que promovem o alinhamento dos componentes gráficos da página (imagens, textos, anúncios, formas, etc.). Existem estudos e classificações de grids, mas para o criativo não deve existir regra de como fazer um grid. O grid deve ser uma solução inteligente e criativa de cada designer.
A função do grid é orientar o designer no sentido de manter um padrão para todas as páginas de determinada revista ou jornal, passando ao leitor uma sensação de unidade (todas as páginas pertencem àquela mesma revista ou jornal, por exemplo). Na produção editorial, os informes publicitários, por exemplo, aparecem nas mesmas posições.
Resumindo...
Significa que numa revista, por exemplo, do início ao fim dela, o leitor deverá perceber que está lendo a mesma revista. As páginas, apesar de possuírem conteúdos diferentes, obedecerão a uma malha tipográfica (grid) padronizada e a outros elementos de comunicação visual (formas, cores, etc.).
Esse resultado pode ser obtido definindo-se um conceito para o trabalho como um todo. Assim, conteúdo, imagens, grid, deverão ser guiados por este conceito. O conceito nada mais é que uma forma de reduzir a uma palavra ou frase as idéias que compõem e direcionam todo um projeto.
No Design Editorial as diretrizes de criação e produção são as mesmas que as diretrizes para quaisquer peças de design gráfico, como flyers (pequenos folhetos), folderes, outdoors e outros anúncios, acrescidas desse cuidado, de manutenção de um grid para todas as páginas e publicações.
No design de um website, devemos usar grids?
O Design Web tem sido visto como uma especialidade do Design Gráfico e dependendo do caso podemos entender o mesmo como Design Editorial. Portanto, a técnica de grids pode sim ser utilizada nos sites.