Independentemente do tamanho da sua empresa, mesmo que você seja um profissional autônomo, a sua marca, e a forma com que você (sua empresa) a apresenta ao público alvo, é quem transmitirá uma série de sensações às pessoas.
Não entendeu?!
Pense em Coca-Cola ou MacDonald's, por exemplo. Veja quantas associações você faz, instantaneamente!
Portanto, não basta criar um logo para representar sua marca. Essa marca exige um trabalho de construção que pode levar anos (não me refiro ao logo, mas à marca, como conceituado anteriormente).
Não somente à construção dessa marca, mas ao gerenciamento dela, fazendo que seja associada pelo mercado aos serviços, produtos, impressos, web site e à própria filosofia da entidade que ela representa.
A esse processo de criação, construção e gerência da marca, chamamos de Gestão de Marca ou, usando um termo atual, Branding.
Desse modo, fazer Branding é gerir uma marca (brand significa marca comercial, em inglês).
O Branding em si, é uma atividade multidisciplinar que envolve gente especializada em diversas áreas, como marketing, recursos humanos, arquitetura e o design gráfico e web, entre outras.
Esses diversos profissionais têm como objetivo principal o fortalecimento da marca junto ao mercado, valorizando-a e, de forma ética, fazendo com que, de fato, ela represente o "pensamento" da empresa.
Entrevistas rápidas e objetivas na 4ª Conferência Internacional ABERJE sobre Branding.