Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações
O que é Logomarca

O que é Logotipo

Diferenças entre
Logomarca, Logotipo, Logo, Marca (Brand), Branding e Identidade Visual

Artigo de acesso grátis, parte integrante do Curso de Design Gráfico Online e do Curso de Web Design Online.
Para treinamento em competências e habilidades, se você ainda não é nosso aluno, recomendamos um dos nossos cursos interativos online, com suporte e orientação de professores (não gratuitos). Os valores são acessíveis e o retorno é VOCÊ profissionalizado(a) e certificado(a).

O que é Logotipo

O certo é Logotipo ou Logomarca?

Símbolo-marca, Logotipo e Logomarca são representações distintas de marca (brand, em inglês).
Como nem sempre vamos nos lembrar dos detalhes, e para não errar, vamos nos referir a tudo isso, simplesmente, como logo (entenda como um apelido "carinhoso").
Obs.: alguns preferem "o logo", referindo-se a um logotipo, outros preferem "a logo", referindo-se a uma logomarca.
Para não errar, diga, sempre, logo.

Significados

Organizamos esses termos de acordo com as definições propostas pelo Dicionário Aurélio.

Significado de Marca

Nome, expressão, forma gráfica, etc., que individualiza e identifica uma empresa, um produto ou uma linha de produtos. Um conjunto de elementos!

Significado de Logomarca

Marca que reúne graficamente letras do nome da empresa (ou entidade, produto) e elementos formais puros, abstratos.

Exemplo de Logomarca

Exemplo de Logomarca - Logomarca da Fanta

Significado de Logotipo

Marca constituída por grupo de letras, sigla ou palavra, especialmente desenhada para uma instituição, empresa, etc.
 

Exemplo de Logotipo

Exemplo de Logotipo - logotipo da Coca cola

Significado de Símbolo-marca

Símbolo gráfico, geométrico ou figurativo, utilizado como marca.

Exemplo de Símbolo-marca

Exemplo de Símbolo-marca - Símbolo-marca da Nike

A figura ilustra o efeito de um carimbo, conceito da logomarca CiaByte, carimbado, autenticado, seguro, validado, confiável.

O que é Branding, ou Gestão de Marca

Independentemente do tamanho da sua empresa, mesmo que você seja um profissional autônomo, a sua marca, e a forma com que você (sua empresa) a apresenta ao público alvo, é quem transmitirá uma série de sensações às pessoas.

Não entendeu? Pense em Coca-Cola ou MacDonald's, por exemplo. Veja quantas associações você faz, instantaneamente! Portanto, não basta criar um logo para representar sua marca. Essa marca exige um trabalho de construção que pode levar anos (não me refiro ao logo, mas à marca, como conceituado anteriormente). Não somente à construção dessa marca, mas ao gerenciamento dela, fazendo que seja associada pelo mercado aos serviços ou produtos e à própria filosofia da entidade que ela representa.

O que é branding?

A esse processo de criação, construção e gerência da marca, chamamos de Gestão de Marca ou, usando um termo que está em voga, Branding.

Desse modo, fazer Branding é gerir uma marca (brand significa marca comercial, em inglês).

O Branding em si, é uma atividade multidisciplinar que envolve gente especializada em diversas áreas, como marketing, recursos humanos, arquitetura e o design gráfico, entre outras.

Esses diversos profissionais têm como objetivo principal o fortalecimento da marca junto ao mercado, valorizando-a e, de forma ética, fazendo com que, de fato, ela represente o "pensamento" da empresa.