Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Design Thinking na Prática

Aprenda Design Thinking Praticando como um Designer

O que é Design Thinking

Não basta conhecer as técnicas de criatividade, você precisa praticar para que os resultados apareçam. Empregadores dos mais diversos ramos têm enviado seus colaboradores para cursos nas área de design para que aprendam as téncicas de criação usadas pelos designers e as transponham para as suas respectivas áreas.

Esse é o princípio do Design Thinking: pensar como pensam os designers.

Considerando que designers são famosos por suas soluções criativas, os cursos de design priorizam a prática das técnicas de criação. Independentemente da sua área profissional, o conhecimento de design gráfico, por exemplo, sempre será sempre útil na comunicação de trabalhos e ideias a superiores ou subordinados.

Objetivo Design Thinking

Criar soluções eficazes e inovadoras para novos produtos/serviços ou para melhoria dos mesmos. Essa busca de solução é feita com a colaboração das partes interessadas no processo (stakeholders = colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros) seguindo-se etapas predefinidas.

Etapas do Design Thinking

Observe, na ilustração, as etapas do Processo Criativo utilizado por designers profissionais e compare com as etapas adotadas pelos utilizadores do Design Thinking. Tire suas conclusões.

Etapas do Processo Criativo
  1. Entendimento/Empatia
    Como? Descobrindo pontos fortes e fracos do cliente e da concorrência.
  2. Definição
    Como? Analisando o material obtido na etapa anterior de modo a identificar o problema do cliente.
  3. Ideação
    Como? Com técnicas de brainstorming, obter o maior número de ideias possível.
  4. Prototipagem
    Como? Criando uma versão simplificada do produto/serviço (Minimum Viable Product - MVP) para testes.
  5. Testes e Implementação
    Como? Testando o produto/serviço real, sempre corrigindo e melhorando através de monitoramento contínuo.

Nota: entenda as etapas do Design Thinking não como um conjunto de regras rigorosas, mas como um norte para alcançar excelência em inovação. As etapas descritas não precisam seguir, necessariamente, a ordem em que foram apresentadas.

Leia também sobre Criatividade e Inovação.