Design Thinking na Prática
Aprenda Design Thinking Praticando como um Designer
O que é Design Thinking
Não basta conhecer as técnicas de criatividade, você precisa praticar para que os resultados apareçam.
Empregadores dos mais diversos ramos têm enviado seus colaboradores para
cursos nas área de design para que aprendam as téncicas de criação usadas pelos designers e as transponham para as suas respectivas áreas.
Esse é o princípio do Design Thinking: pensar como pensam os designers.
Considerando que designers são famosos por suas soluções criativas, os cursos de design priorizam a prática das técnicas de criação.
Independentemente da sua área profissional, o conhecimento de design gráfico, por exemplo, sempre será sempre útil na comunicação de trabalhos e ideias a superiores ou subordinados.
Objetivo Design Thinking
Criar soluções eficazes e inovadoras para novos produtos/serviços ou para melhoria dos mesmos. Essa busca de solução é feita com a colaboração das partes interessadas no processo (stakeholders = colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros) seguindo-se etapas predefinidas.
Etapas do Design Thinking
Observe, na ilustração, as etapas do
Processo Criativo utilizado por designers profissionais e compare com as etapas adotadas pelos utilizadores do Design Thinking. Tire suas conclusões.
-
Entendimento/Empatia
Como? Descobrindo pontos fortes e fracos do cliente e da concorrência.
-
Definição
Como? Analisando o material obtido na etapa anterior de modo a identificar o problema do cliente.
-
Ideação
Como? Com técnicas de brainstorming, obter o maior número de ideias possível.
-
Prototipagem
Como? Criando uma versão simplificada do produto/serviço (Minimum Viable Product - MVP) para testes.
-
Testes e Implementação
Como? Testando o produto/serviço real, sempre corrigindo e melhorando através de monitoramento contínuo.
Nota: entenda as etapas do Design Thinking não como um conjunto de regras rigorosas, mas como um norte para alcançar excelência em inovação. As etapas descritas não precisam seguir, necessariamente, a ordem em que foram apresentadas.
Leia também sobre Criatividade e Inovação.