Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Como Criar um Manual de Identidade Visual

Brand Book - Manual da Marca - Manual de Identidade Corporativa

O que é Identidade Visual ou identidade corporativa

O que é Identidade Visual

Para entender a importância e o que é um manual de identidade visual, compreenda o o que é identidade visual, também denominada como identidade corporativa.

Identidade visual é tudo que remete seu pensamento a determinada empresa e à marca que a representa. No lugar da empresa poderia também ser um serviço, um produto, um nome, ou outra entidade qualquer, representada pela marca.

Na praça de alimentação de um grande shopping, por exemplo, os crachás de colaboradores e suas vestimentas remetem você às empresas que esses símbolos representam.

Dessa forma, podemos entender identidade visual como sendo o conjunto de todos os elementos que representam visualmente uma entidade (empresa, serviço, produto, nome, ...).

Perceba como o fundamento da identidade visual é gráfico: nas cores, na tipologia e no logo.

Ao processo de criação, construção e gerenciamento da marca, incluindo toda a identidade visual, chamamos de Branding.

Manual de Identidade Visual

Para garantir a identidade visual, cria-se um guia (manual) que deve ser de fácil entendimento e que indique a forma correta de uso da marca. Veja alguns exemplos:

  • Gráficas têm orientação quanto à papelaria da empresa;
  • Jornais recebem orientações sobre como publicar os anúncios;
  • A confecção sabe dos tecidos, cores e a forma de aplicação da marca nos uniformes.

O manual pode, inclusive, incluir comportamentos esperados dos colaboradores.

Esse guia é o Manual de Identidade Visual da Empresa, também conhecido por Manual de Identidade da Marca, Manual da Marca ou Manual de Identidade Corporativa.

Pequenas Empresas, precisam de Manual de Identidade Visual?

Sim! O mesmo cuidado é necessário. Veja o case seguinte:

Um salão de cabeleireiros de um bairro. Cinco cabeleireiros se deslocam de casa para o trabalho, usando o uniforme do salão. Do trabalho para o almoço, do almoço para o trabalho, passeiam para a pausa do café, e, finalmente, retornam às suas casas. Pense em quantas pessoas veem, diariamente, esses cinco representantes do salão. Folhetos, folderes, anúncios em jornais, atendimento, fachada do salão, cores internas e externas, o web site, ... Observe como todo esse conjunto (identidade visual) dá força à marca desse salão.

O que é Brand Book

O que é Brand Book

Brand Book, manual de marca, se traduzido ao pé da letra, tem uma conotação mais completa do que Manual de Identidade Visual. Isso porque além de mostrar os aspectos técnicos da marca, o Brand Book faz referência ao conceito da marca, apresentando sua história, missão, visão e valores.

O Brand Book é uma evolução do manual da marca e se tornou uma poderosa ferramenta de Branding (gestão da marca). Acreditamos que muito em breve não haverá distinção entre Brand Book e Manual de Identidade Visual, já que não faz sentido deixar de incluir itens que valorizam e humanizam a marca perante seu público.

Conteúdo do Manual de Identidade Visual

Tudo que for necessário para a empresa. Se for uma pizzaria, deve prever, entre outros, uma embalagem para viagem.

Em geral, começamos pela marca e pela papelaria (design e aplicação da marca em papéis da empresa, como papel de carta, envelopes, cartões de visita, embalagens, etc.), que são itens essenciais a todas as empresas.

Além desses itens, dependerá das necessidades da empresa, dos produtos e/ou serviços ofertados. Por exemplo, aplicação de adesivos nos carros da empresa, uniformes, fachadas, ....

No que se refere à marca, alguns elementos são fundamentais:

  • Conceito da Marca
  • Assinatura Principal - Marca
  • Assinatura Alternativa
  • Principais Proibições para o uso da Marca
  • Margens - área de respiro da Marca
  • Padrão Cromático
  • Positivo e Negativo - como aplicar a marca em P&B
  • Tons de Cinza - para aplicar em publicações P&B
  • Versão Linear - para bordados em tecidos, por exemplo
  • Padrão Tipográfico
  • Tipografia de Apoio
  • Malha Construtiva da Marca - importante para aplicação manual
  • Limites de Redução - tamanho mínimo da Marca
  • Como aplicar a Marca sobre Fundos Institucionais (cores da Marca)
  • Como aplicar a Marca sobre Fundos Claros
  • Como aplicar a Marca sobre Fundos Escuros
  • Como aplicar a Marca sobre Fotografias

Como é um Manual de Identidade Visual?

Em geral, um manual impresso. Com as facilidades propiciadas pela Internet, o Manual de Identidade Visual pode ser disponibilizado em pdf (para impressão) ou mesmo em tela. Não há regras rígidas, pois trata-se de uma criação. Assim, melhor que dizer como é um manual de identidade visual ou como deve ser um manual de identidade visual, segue um exemplo para referência.

Exemplo de Manual de Identidade Visual

Para visualizar um pdf do Manual de Identidade Visual da Marca CiaByte, clique aqui.