Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Como Criar um Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual - Manual da Marca - Manual de Identidade Corporativa

O que é Identidade Visual

O que é Identidade Visual - Branding

Para saber por que fazemos e o que é um manual de identidade visual, é necessário compreender o o que é identidade visual.
Identidade visual é tudo que remete você a uma entidade (empresa, serviço, produto, nome, ...) e à marca que a representa. Na praça de alimentação de um grande shopping, na hora do almoço, os crachás de colaboradores e suas vestimentas remetem você às empresas que eles representam. Aprofundando, até as atitudes desses colaboradores serão associadas à empresa e à marca. Dessa forma, podemos entender identidade visual como sendo o conjunto de todos os elementos que representam visualmente uma entidade (empresa, serviço, produto, nome, ...). O fundamento da identidade visual de uma empresa é gráfico e, basicamente, nas cores, na tipologia e, claro, no logo, logotipo ou logomarca (temos uma grande discussão a esse respeito e optamos por tratar, genericamente, por logo).

Ao processo de criação, construção e gerenciamento da marca, chamamos de Gestão de Marca ou Branding. Mais sobre logo e branding: clique aqui.

Manual de Identidade Visual

Para garantir essa identidade visual, cria-se um guia (manual) de fácil entendimento que, nas mãos da gráfica ou do jornal que publicará um anúncio, por exemplo, indique a forma de uso da marca, dos uniformes, da papelaria da empresa, podendo até incluir o comportamento dos colaboradores.

Esse guia será o Manual de Identidade Visual da Empresa. Muitos chamam de Manual de Identidade da Marca ou Manual da Marca (afinal, é quase certo que ela será aplicada em tudo), ou, também, Manual de Identidade Corporativa.

E se a empresa, dona da marca, for pequena, dá retorno o investimento num Manual de Identidade Visual? Sim! O mesmo cuidado é necessário.
Veja o exemplo seguinte:

Um salão de cabeleireiros de um bairro. Cinco cabeleireiros se deslocam de casa para o trabalho (usando o uniforme do salão). Do trabalho para o almoço, do almoço para o trabalho, passeiam para a pausa do café, e, finalmente, retornam às suas casas. Já imaginou quantas pessoas veem, diariamente, esses cinco representantes do salão? Folhetos, folderes, anúncios em jornais de bairro, atendimento no local, fachada do salão, cores internas e externas, o site ou blog, ... Repare como todo esse conjunto (identidade visual) vai dando força à marca desse salão.

Conteúdo do Manual de Identidade Visual

Muitos se perguntam, "O que devo colocar no manual de identidade visual?". Tudo que for necessário para determinada empresa. Se for uma pizzaria, deve prever, inclusive, a embalagem para viagem.

Em geral, começa pela marca e a papelaria (design e aplicação da marca em papéis da empresa, como papel de carta, envelopes, cartões de visita, embalagens, etc.), que são itens essenciais a todas as empresas. Daí para frente, dependerá da empresa, produtos, etc.
Por exemplo, aplicação de adesivos nos carros da empresa, uniformes, fachadas, ....

No que se refere à marca propriamente dita, alguns elementos são fundamentais:

Como é um Manual de Identidade Visual?

Em geral, um manual impresso. Com as facilidades propiciadas pela Internet, o Manual de Identidade Visual pode ser disponibilizado em pdf (para impressão) ou mesmo em tela. Não há regras rígidas, pois trata-se de uma criação. Assim, melhor que dizer como é um manual de identidade visual ou como deve ser um manual de identidade visual, segue um exemplo para referência.

Exemplo de Manual de Identidade Visual

Para visualizar um pdf do Manual de Identidade Visual da Marca CiaByte, clique aqui.