O ensino superior a distância tornou-se uma realidade graças à evolução da informática, que permitiu a criação de plataformas de ensino a distância, através das quais são disponibilizados as aulas, avaliações, trabalhos, etc.
Assim, torna-se necessário o conhecimento de Internet (inclusive para publicação de trabalhos pessoais e elaboração de trabalhos em grupo), a utilização de e-mails, conhecimentos básicos de sistemas operacionais (Windows) e de alguns aplicativos como Word, Excel e PowerPoint, fundamentais para a elaboração de trabalhos e apresentações.
Como não desistir da faculdade por ter dificuldades com informática?
A resposta parece óbvia: fazer um curso de informática! Mas não qualquer curso. Muitos "cursos" são pseudocursos, já que apenas transmitem informações, sem treinar o aluno e sem conferir o aprendizado.
Na CiaByte os cursos são cursos de formação e você aprende tanto o uso de plataformas de ensino EaD (Educação a Distância) como a informática necessária para participar dos cursos a distância ofertados pelas faculdades.
Saiba mais...
Já sei mexer no Office. Preciso fazer curso de informática?
Com o surgimento das interfaces intuitivas passamos a mexer em todo tipo de aplicativo e acabamos por conseguir alguns resultados à base da tentativa e erro.
Essa possibilidade de interação nos dá uma falsa sensação de que sabemos utilizar o aplicativo ou que precisamos de um curso avançado (já que estaríamos dominando o básico). No entanto, na prática, o que vemos são pessoas sem a menor habilidade e que utilizam os aplicativos com baixíssima produtividade - perdem mais tempo tentando descobrir como produzir o trabalho da faculdade no Excel, por exemplo, do que com o trabalho em si (tema da faculdade).
Por esse motivo, recomendamos que os futuros universitários se preparem com um bom curso de informática.