Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Tipos de Ilustração

Ilustração, para designers, refere-se à Ilustração Gráfica

Artigo de acesso grátis, parte integrante do Curso de Design Gráfico Online e do Curso de Web Design Online.
Para treinamento em competências e habilidades, se você ainda não é nosso aluno, recomendamos um dos nossos cursos interativos online, com suporte e orientação de professores (não gratuitos). Os valores são acessíveis e o retorno é VOCÊ profissionalizado(a) e certificado(a).

Ilustração Vetorial

Tipos de Ilustração e Digitalização

Ilustração Gráfica

Ilustração é uma imagem que pode decorar um texto, complementar uma mensagem passada pelo texto ou até ser ela, a ilustração, a responsável por transmitir a mensagem principal.

Definida dessa forma, ilustração pode, inclusive, ser uma fotografia. No entanto, na maior parte das vezes, quando nos referimos a uma ilustração, pensamos em desenhos, grafismos, pinturas, e afins.

No design, associamos ilustrar ao ato de desenhar, na maior parte das vezes, fazendo uso de ferramentas vetoriais como o CorelDRAW ou o Illustrator - daí a origem do nome desse aplicativo.

Existem vários tipos de ilustrações e poderíamos descrever vários modos de classificar, no entano, focaremos nas ilustrações de cinco tipos.

Entenda cada tipo de ilustração, visualizando portfólios de artistas especialistas (clique no link correspondente).


Ilustrações podem ser produzidas através de diversas técnicas à mão livre (lápis, aquarela, pastel seco, pastel oleoso, nanquim, óleo, etc), ou através de softwares, como o Photoshop e o CorelDRAW, por exemplo.
Quando prozimos uma ilustração à mão livre, podemos digitalizá-las através de recursos como scanner, ou máquina fotográfica digital, por exemplo. Nesse caso, obtemos uma imagem digitalizada como um mapa de bits, também conhecida como imagem bitmap. Quando produzidas através de um software, ao gravar a ilustração, já teremos uma imagem digitalizada. Nesse caso, elas podem ser do tipo bitmap, ou vetorial. Dependerá do software e da técnica escolhida.

* Sobre Realista x Hiper-realista
Enquanto a ilustração realista busca representar a realidade, algo que existe, a hiper-realista, de tão perfeita, tão minuciosa, forma um paradoxo:
"É tão perfeita que não pode ser real, é acima da realidade".
Creia, as latas de coca-cola são uma ilustração e não uma fotografia!

E agora, como você classificaria a ilustração seguinte?

Ilustração Vetorial - Curso de Illustrator