Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Tipos de Curso de Informática

Existem vários tipos de cursos de informática, alguns mais, outros menos eficientes em termos de aprendizado. A CiaByte, em seu Sistema de Ensino, aplica o Método Eberlin© que consiste no aprendizado baseado no computador, com inúmeros benefícios para os alunos.

Tipos de Curso de Informática Básica e Avançada

Todos os tipos de cursos de informática

Conheça os principais tipos de curso

Inicialmente, vamos considerar que um curso de informática possa ser a distância, presencial, ou misto (parte a distância, parte presencial).

Especificamente no caso do curso de informática, não há grandes diferenças (pela visão do aluno) entre os cursos presenciais e a distância, tendo em vista que os cursos a distância procuram reproduzir os cursos presenciais. Isso é possível devido aos atuais recursos tecnológicos.

Você poderá encontrar um estudo mais detalhado no nosso site sobre Sistema de Ensino de Informática.

A seguir, os principais tipos de cursos de informática que você verá no mercado.

Tipo Teoria Seguida de Prática

Tipo Teoria Seguida de Prática

Inicialmente, uma aula teórica. Em seguida, uma aula prática na sala de informática. Não há vantagens para o aluno nesse tipo de curso de informática. Um um bom professor até prende a atenção do aluno, mas por pouco tempo, pois é como aprender a dirigir sem estar no carro. A aula torna-se cansativa, e o aluno retém apenas parte do que é apresentado. Quando chega a aula prática, o aluno já não lembra do que estudou.

Tipo Teoria com Prática Simultânea

Tipo Teoria com Prática Simultânea

Neste tipo de curso, as aulas expositivas são dadas com os alunos de frente ao computador. Apesar de o aluno poder testar diretamente o que lhe é apresentado, praticando e entendendo, o professor encontra grandes dificuldades para manter a atenção da turma, tendo em vista que uns são mais rápidos do que outros nas habilidades com o computador. Em poucos minutos de aula ocorre a dispersão dos alunos, tornando este tipo de curso pouco recomendável para quem não tem tempo a perder.

Tipo Apostilas Passo a Passo

Tipo Passo a Passo ou Apostilas PDF

Muito funcionais para quem não precisa criar na sua atividade profissional. Esse tipo de curso é um conjunto de listas com orientações passo a passo para se atingir determinado resultado. É ineficiente quando se pensa em aprendizado, pois o aluno fica dependente de uma "cola", ou precisa decorar o passo a passo, para produzir qualquer trabalho.

Tipo Aulas Narradas

Tipo Aulas Narradas

Apesar do uso de alta tecnologia para os que não gostam de ler, é tedioso para o aluno, ficando parecido com as aulas antigas, dadas por aqueles professores que faziam monólogos das suas aulas.

Tipo Videoaulas

Tipo Videoaulas

O apelo visual é atrativo à primeira vista. No entanto, após alguns minutos o sono aparece... Um curso inteiro com esse tipo de aula não aproveita as possibilidades de interação com o computador e mais se parece com as chatíssimas aulas palestradas do ensino médio.

Tipo Multimídia

Tipo Multimídia

Muito bom, sendo ideal para alunos que já dominam determinado assunto e buscam por atualização ou aprofundamentos. No entanto, para iniciantes, esse tipo de curso traz uma falsa sensação de aprendizado, pois a condução do curso é, quase sempre, unidirecional. Inicialmente, o aluno acha que está aprendendo, porém, em pouco tempo "cai na real".

Melhor Tipo de Curso de Informática: Método Eberlin©

Melhor Tipo de Curso de Informática: Método Eberlin©

Registrado, em 1996 no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional, no Ministério da Cultura, trata-se de um método eficiente para o aprendizado de informática. De um modo bem resumido, o aluno aprende a usar um software qualquer, interagindo com o próprio software.

O vídeo seguinte esclarece como funcionam os cursos de informática online pelo Método Eberlin©. Vale a pena assistir!