Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Princípios Básicos de Diagramação

Obtenha melhores resultados na composição de peças gráficas, aplicando os quatro princípios de diagramação.

Artigo de acesso grátis, parte integrante do Curso de Design Gráfico Online e do Curso de Web Design Online.

Quatro Princípios Básicos de Diagramação

Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste

Você já reparou que existem ambientes em que você se sente bem, enquanto em outros, você simplesmente não quer ficar por muito tempo?

Além das cores do ambiente, existe um outro princípio: o de organização. Existe uma ciência em tudo isso e, se você estudar (e praticar) os quatro princípios básicos de diagramação, estará elaborando peças realmente criativas e comunicativas.

São eles:

  • Proximidade
  • Alinhamento
  • Repetição
  • Contraste

Analise o convite abaixo. Por ora, apenas um amontoado de ideias anotadas em um pedaço de papel. Observe como ele vai tomando forma, à medida que vamos aplicando cada um dos quatro princípios de diagramação.

quatro princípios básicos de diagramação

Princípio de Diagramação 1: Proximidade

Itens relacionados entre si devem estar agrupados. Significa que os elementos que possuem alguma relação entre si, devem estar próximos visualmente. O objetivo é o de organizar o documento, de modo a facilitar a leitura, assim como a memorização. Observe que nome do restaurante, seu endereço e telefone são informações que se relacionam entre si. Assim, podemos obter uma "unidade visual", agrupando os elementos, além de darmos o espaço necessário para que o leitor perceba os grupos.

Princípio de Diagramação 1: Proximidade

Princípio de Diagramação 2: Alinhamento

No convite anterior, agrupamos os elementos que se relacionam e separamos os grupos (para ficar claro que cada grupo possui informações relacionadas entre si). No entanto, o convite é uma única peça, e isto também deve ficar claro. Assim, os grupos também devem ter alguma organização. Podemos conseguir isto, alinhando os elementos, de modo a passar ao observador a sensação de que os diversos grupos fazem parte da mesma peça (convite).

Princípio de Diagramação 2: Alinhamento

Princípio de Diagramação 3: Repetição

O alinhamento "mostra" ao leitor que os grupos fazem parte de uma mesma peça. Podemos reforçar este conceito, de unidade, repetindo alguma característica do design. Qualquer elemento, desde que feito com consciência, pode ser repetido. Pode ser uma característica das letras, o negrito, um contraste ou uma ilustração.

Princípio de Diagramação 3: Repetição

Princípio de Diagramação 4: Contraste

Além de facilitar a leitura da peça, e melhorar a comunicação, é interessante que algo chame a atenção do leitor. Isto pode ser conseguido com algum tipo de contraste. O contraste entre dois elementos pode ser obtido de diversas formas, como cor, tamanho, forma etc. Um cuidado deve ser tomado, para que os elementos contrastem de fato. Caso contrário, poderá parecer um erro e aí, geraríamos um conflito ao invés de um contraste. Nada de timidez!

Princípio de Diagramação 4: Contraste

Acima, nosso convite pronto. Todos os 4 princípios são importantes, mas repare como o contraste deu "graça" ao convite!

Vale apena explorar mais um pouco. Veja alguns outros exemplos de contrastes (você pode, e deve, misturar os tipos de contrastes):

Exemplos de Contrastes entre Tipos