Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

One Page Folio

Portfólio de Uma Página

One Page Folio - Portfólio de Uma Página

O que é One Page Folio

One Page Folio é um e-portfolio, ou portfólio eletrônico (website que faz as vezes de um portfólio), desenvolvido em uma única página. Resumindo, Portfólio de Uma Página.

One Page Folio & e-Portfolio
Portfólio de Uma Página - Portfólio Eletrônico

Portfólio físico

e-Portfolio X Portfólio Físico

É comum que designers mantenham um site para apresentação dos seus trabalhos. Esse recurso também é conhecido como e-Portfolio ou portfólio eletrônico, em analogia ao e-Mail, eletronic-mail (correio eletrônico).

Dessa forma, o designer pode demonstrar suas artes a partir de qualquer computador conectado à Internet. Pode ser um PC, Mac, Tablet ou mesmo um smartphone!

Assim, um e-portfolio é um website que substitui ou funciona como alternativa ao desconfortável portfólio físico, ainda com a possibilidade de incluir comentários a respeito das artes e até mesmo um link para o currículo do profissional.

Como é um One Page Folio

No mesmo contexto de portfólio eletrônico, temos o One Page Folio, o Portfólio de Uma Página. Você escolhe os seus n melhores trabalhos, e os apresenta em miniaturas, todos na homepage, ou seja, em uma única página. Claro, a ideia é que quando o o cliente se interessar pelo seu One Page Folio, ele possa clicar sobre os previews (amostras) e assim visualizar em tamanho maior.

Como fazer um One Page Folio

Conceito do One Page Folio

Mostrando o Portfólio para um cliente

É importante que você compreenda que é um conceito e não uma regra. Não seja radical! "Isto é One Page Folio, aquilo não é, ...."
Pode ter barra de rolagem? Claro que pode! Pode ter menu? Sim, também pode!
O importante é: uma visão geral das suas artes, "de cara", na 1ª página.

Dicas para o seu One Page Folio / e-Portfolio

Com a popularização da Internet, um e-Portfólio já deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade. Mesmo que você não seja Web Designer, você poderá fazer um portfólio eletrônico. Existem alguns sites que oferecem o serviço gratuitamente. Porém, considere ter o seu próprio domínio. Mostra profissionalismo e você terá endereços de email profissionais.

Por exemplo: se seu nome fosse João Silva, o domínio poderia ser silvadesign.com.br. Considere a terminação .art.br (de arte). Pouca gente sabe e tem muitos nomes disponíveis, ainda... Nesse caso, o domínio ficaria silvadesign.art.br. Você poderia ter emails como eu@silvadesign.art.br ou joao@silvadesign.com.br, por exemplo. A dica é escolher um nome simples e fácil de ser lembrado para esse tipo de domínio (seu e-portfolio).

Se for criar o próprio site, encontre espaço para três informações importantes:

  • Quem sou, onde você poderá fazer uma breve apresentação pessoal, com uma descrição das suas habilidades profissionais.
  • Contato, com todas as forma possíveis. Skype, MSN, WhatsApp, telefones, email, endereço, ...
  • Mini-currículo, pois é improvável que seus prospectos fiquem lendo currículos na Internet. Nada impede de você deixar um link para download da versão completa em pdf, por exemplo.

Uma última dica: divulgue, muito!
A propaganda é alma do negócio. Se você não comunicar às pessoas o que faz, certamente não será nem considerado... Mesmo que você esteja começando e seu portfólio seja meio fraquinho se comparado aos grandes nomes. Você vai encontrar o cliente certo.

Exemplos de One Page Folio

Alguns são one page folio de fato, ou seja, têm apenas uma página (os links deslocam para cima ou para baixo). Outros não atendem 100%, pois têm links para outras páginas internas. No entanto, podem servir como referência para o seu trabalho.

http://www.jeroenhoman.com/
http://www.brianplemons.com/
http://aboutmarco.com/
http://www.andreramalho.com/
http://www.artcoreillustrations.com/