Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações
Logo do Curso de Word - Para que serve o Word

O que é e o que faz o Word?

Antes das aulas práticas,
compreenda o que é o Word e o que dá para fazer com o Word

Curso Básico de Word Grátis, parte integrante do Curso de Word Online e do Curso de Informática Online (não gratuitos).
Se você ainda não é nosso aluno, recomendamos nossos cursos interativos online, com aulas práticas, objetivas, de fácil entendimento, com suporte e orientação de professores, e certificado válido.

Para que o Word é utilizado

Um processador de textos (ou editor de textos, apesar de existirem diferenças técnicas), é um software que transforma seu computador em uma ferramenta de escrita, como uma máquina de escrever com muitos recursos a mais. Focamos no Word pelo fato de ser o campeão de vendas e o processador mais utilizado nos escritórios.

Word - Texto Rolando no Monitor

Uma vez que o texto, muitas vezes, não cabe numa única tela, você poderá estar visualizando apenas parte dele. Imagine que a tela de monitor seja uma janela através da qual você enxerga apenas um pedaço do documento. Assim, para visualizar outra parte do texto, seria necessário que o ele fosse deslocado para cima ou para baixo, por trás dessa janela.

Qual a utilidade do programa Word

Trataremos dos principais recursos esperados de um processador de textos típico. Não trataremos dos recursos adicionais que, muitas vezes, nada têm a ver com a escrita de documentos "normais", como cartas comerciais, livros, apostilas, provas etc., e que variam de um produto para outro.

Ajustes do Tamanho de Página e Margens Principais

Normalmente, tais valores podem ser medidos em centímetros, polegadas ou, ainda, em linhas e colunas. Caso o usuário não defina tais valores, o processador deverá trabalhar com valores default (significa pré-definidos).

Definição de Cabeçalhos e Rodapés

Em alguns documentos, um cabeçalho deverá aparecer em todas as páginas. O nome da empresa, por exemplo. O mesmo pode ocorrer com uma nota de rodapé, que poderia ser o endereço da empresa.

Word - Cabeçalho e Rodapé

Nesses casos, não haverá necessidade de você repetir a digitação. O Word deverá permitir que você estabeleça o conteúdo do cabeçalho e do rodapé.

O design da página, usualmente, é fornecido pela empresa. Dessa forma, você poderá ficar dispensado de um curso de design.

Linha Régua e Tabulação

Na janela de trabalho do Word aparece, na parte superior, uma linha chamada de régua (ou linha régua). A finalidade é a de que o usuário possa visualizar e/ou ajustar as margens esquerda e direita do texto, assim como os pontos de tabulação.

Word - Linha Régua e Tabulação

Fontes

De acordo com o Diciionário Aurélio:

"Conjunto de caracteres tipográficos que inclui, em dada proporção, letras de caixa-baixa e caixa-alta, algarismos, sinais etc."

Praticamente todos os softwares permitem a escolha, por parte do usuário, de uma ou mais fontes para a apresentação de seus trabalhos. Com os processadores de textos não poderia ser diferente.

Exemplos de fontes:

Word - Fontes

Obs.: mais sobre tipologia você encontrará no artigo O que é Tipologia.

Ajuda

A opção Ajuda do menu tornou-se um padrão internacional, utilizada em todos os programas para, quando acionada, mostrar ao usuário uma janela com explicações sobre a forma de operação do software.

Word - Ajuda do Word

No exemplo acima, o usuário estava operando com um processador de textos (o Word, da Microsoft). No momento em que precisou recorrer ao manual, clicou na opção Ajuda.

Dica! Os textos de ajuda não costumam ser esclarecedores para novatos, mas são uma excelente fonte de consulta para quem já opera o Word. Afinal, é improvável que um usuário decore todos os comandos.

Apagar, Inserir e Recuperar

Além de apagar determinados caracteres, um processador de textos permite a inserção de outros.

Lembrando que inserir significa colocar entre, suponha que você, escrevendo uma carta, resolveu modificar o texto...

"O dia está lindo, apesar de estar ventando muito."

para

"O dia está lindo, com um sol maravilhoso, apesar de estar ventando muito."

Repare, o trecho "com um sol maravilhoso,", foi inserido. O processador de textos "empurra" o resto da carta para frente, automaticamente.
Você também pode mudar de idéia e desejar remover o trecho "com um sol maravilhoso," do texto,

"O dia está lindo, com um sol maravilhoso, apesar de estar ventando muito."

Nesse caso, o processador deverá "puxar" o restante do texto para trás, resultando

"O dia está lindo, apesar de estar ventando muito."

Caso você queira voltar atrás, os processadores de textos guardam a última coisa que você apagou. Com um comando, você poderá ter novamente o texto completo (usualmente, o nome do comando é Desfazer).

"O dia está lindo, com um sol maravilhoso, apesar de estar ventando muito."

Alinhamentos de Parágrafos

Quando você usa um processador de textos, a primeira grande vantagem que você percebe com relação à máquina de escrever, é a de que você não precisa controlar o fim da linha! O software cuidará desse detalhe para você.
O que resta saber, é como você prefere a apresentação dos seus documentos.

Alinhamentos no Word: esquerda, direita, justificado e centralizado

Operações com Blocos de Texto

Um bloco é qualquer parte selecionada do texto. Os motivos para você selecionar um texto podem ser vários, como alterar as características da fonte no trecho marcado, por exemplo. São três as principais funções que um processador executa com trechos:

Muitas confusões são feitas por alguns usuários, principalmente, no momento de mover ou copiar um bloco de texto. Portanto, vamos explicar:

Copiar um bloco:
O bloco aparecerá mais de uma vez no documento. Existirá o bloco original e a reprodução desse.

Mover um bloco:
Um trecho do texto desaparecerá do local original e será inserido em outro local.

Deletar (apagar) um bloco:
Determinado trecho do texto será eliminado.

Busca e Troca

Os processadores permitem a "busca" (procura) automática de determinada palavra ou caractere (ou até mesmo a busca de uma frase inteira).

Word - Busca e Troca

As figuras ilustram o comportamento do processador de textos antes e depois de o usuário ter acionado o comando para buscar a palavra "Nestius".

Observe o monitor, mostrando um trecho qualquer do texto (a palavra Nestius ainda não está visível).

Agora, veja que o monitor mostra o trecho onde está a palavra procurada. Além de localizar determinado trecho para o usuário, um processador de textos permite a troca de um texto por outro.

Word - Localizar e Substituir

Caso, por exemplo, o usuário tenha escrito várias vezes atrazo, com z, ele poderá corrigir automaticamente, com um único comando. Bastará mandar trocar atrazo por atraso.

Verificador Ortográfico

A maioria dos processadores permite que seja verificada a ortografia de cada palavra de um texto.
Cada vez que o processador encontra uma palavra que não consta do seu banco de dados (do dicionário) ele para e chama a atenção do usuário, perguntando se deve alterar a palavra, ou ignorá-la ou, ainda, acrescentá-la ao banco de dados.

Função do Word no mercado de trabalho
Exemplos úteis

A seguir, apresentaremos alguns modelos de textos para você praticar e, até mesmo, aplicar no futuro.

Currículo

Word - Currículo

Modelo de Currículo: para baixar e usar o modelo, clique aqui.

Modelo de Carta de Apresentação: para baixar, clique aqui.

Cartaz Publicitário

Word - Cartaz de Publicidade

Carta de Cobrança

Word - Carta de Cobrança

Carta Comercial

Exemplo

Word - Carta Comercial - exemplo

Layout Padrão

Word - Carta Comercial - Layout Padrão

Word - Abreviaturas mais usadas

Clique aqui para visualizar.

Início da página