Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações

O que é e o que faz o PowerPoint?

Antes das aulas práticas, compreenda o que é o PowerPoint e para que serve o PowerPoint

Apostila Digital Grátis, parte integrante do Curso de PowerPoint e do Curso de Informática Online (não gratuitos).
Se você ainda não é nosso aluno, recomendamos nossos cursos interativos online, com aulas práticas, objetivas, de fácil entendimento, com suporte e orientação de professores, e certificado válido.

O que faz o PowerPoint
Para que serve o PowerPoint?

PowerPoint é um gerador de apresentações

Algum dia, todos nós teremos que apresentar ideias ou produtos a grupos de pessoas, como clientes, ou colegas de trabalho ou escola. Nesse momento, o PowerPoint será um aliado poderoso.

Uma boa projeção de slides sempre ajudou muito na apresentação de uma ideia ou produto. Com a tecnologia, o antigo projetor de slides foi substituído pelo datashow (projetor - vide figura abaixo) ou pela tela de um computador, tablet ou mesmo um smartphone.
Mas o maior ganho que a tecnologia trouxe foram as novas técnicas para a produção dos slides, facilitando a elaboração e tornando as as apresentações mais sofisticadas e profissionais.
A ferramenta para a produção desses slides chama-se Gerador de Apresentações e algumas se destacam: Prezie, Go!Animate e o PowerPoint da Microsoft, objeto do nosso curso interativo e dessa apostila digital.

Em geral, as apresentações podem ser distribuídas em CDs ou através da Internet. Além disso, elas podem ser projetadas numa tela com o uso de um datashow, em palestras e eventos. Geradores de Apresentações, como o PowerPoint, permitem a produção de slides contendo gráficos comerciais, imagens (obtidas através de scanners, por exemplo) ou mesmo a importação de imagens e dados de outros softwares.

PowerPoint - Datashow

Área de Trabalho do PowerPoint

A figura abaixo ilustra a área de trabalho do PowerPoint da Microsoft. Apesar de o Flash ser um programa com muito mais recursos, ele é mais voltado a profissionais da área de multimídia e requer um maior tempo de treinamento.

PowerPoint - Área de Trabalho

O Power Point, por sua vez, é um software fácil e rápido de ser aprendido (recomendamos que você tenha alguma familiaridade com Windows e Word), sendo o eleito por profissionais das mais diversas áreas (inclusive por estudantes, que necessitam fazer apresentações de seus trabalhos). Por esse motivo o PowerPoint é o software eleito pela grande maioria dos profissionais e empresas. Também por isso, os cursos de informática oferecem um Curso Básico de PowerPoint.

Os Slides do PowerPoint

A "Era do Belo" - Design dos Slides no PowerPoint

Com todo o avanço tecnológico, produzimos coisas muito parecidas e com as mesmas qualidades. Até a formação profissional das pessoas é parecida. Assim, a boa estética poderá fazer a diferença na sua apresentação. Por isso, dizemos que vivemos a chamada "Era do Belo", onde o grande diferencial entre os produtos e serviços está na estética. Resumindo, DESIGN É FUNDAMENTAL.

Como é o Design no PowerPoint?

Claro que uma apresentação também precisa ser bonita. Como se diz, "apresentável". Mesmo sem ter feito um Curso de Design Gráfico, ou um Curso de Web Design, você pode conseguir apresentações verdadeiramente profissionais, aplicando um dos Temas(1) oferecidos pelo PowerPoint. Nem todos tem a formação em design e talvez seja o seu caso. Não se preocupe. O PowerPoint oferece inúmeros modelos de design para que sua apresentação fique bem profissional.
Abaixo, você visualiza uma sequência de slides do PowerPoint.

PowerPoint - Slides

O design é da Microsoft. Observe que há uma integração entre o slide de abertura (o primeiro) e os demais slides. Dificilmente você criaria uma apresentação onde não houvesse uma padronização entre os slides. Coisas como a mesma fonte, mesmo fundo, mesmo layout, tornam a apresentação esteticamente agradável. Isso é uma dica (preciosa) de design! Claro, o conteúdo (textos e imagens) de cada slide será difetente. Mas, como numa revista, cada apresentação deve ter a própria personalidade.
No Curso de PowerPoint Online você terá oportunidade de produzir slides com essa padronização, aplicando o conceito de slide mestre(2).

(1) Tema, para o PowerPoint, é um conjunto de elementos como cores, ilustrações, fontes e outras características que dão UNIDADE ao conjunto de slides de uma apresentação. Você verá isso na prática, participando do Curso de PowerPoint Online.

(2) Slide Mestre é um slide que armazena todas as informações sobre o padrão que regerá os layouts dos diversos slides da apresentação. Você também verá isso no Curso de PowerPoint Online.