Compactar e descompactar arquivos
1.0.Compactar e descompactar arquivos no Windows
Você pode reduzir o tamanho de alguns arquivos, ou mesmo juntar dois ou mais arquivos em um único para reduzir o peso e fazer uma remessa via Internet.
Como o Windows já vem com os recursos para compactar e extrair (descompactar) arquivos com a extensão .zip, não há necessidade de instalar o Winrar nem o Winzip.
Recomendamos que aprenda a operar com o padrão Windows (.zip) ao invés de instalar softwares de concorrentes que possam trazer problemas ao invés de ajudar.
1.1.O que é zipar um arquivo
Zipar ou compactar um ou mais arquivos significa obter um arquivo novo com tamanho reduzido. É como se você espremesse toda a roupa de um armário numa mala para viagem. Ruim para encontrar uma roupa na mala, mas ótimo para viajar.
1.2.Como zipar arquivos no Windows - exemplo
1.3.O que é descompactar um arquivo zipado
O Windows permite que você acesse os arquivos zipados (foto_01.jpg e foto_02.jpg do exemplo), clicando diretamente sobre o arquivo fotos.zip.
Não recomendamos essa prática, pois muitas vezes isso pode acarretar em erros (e você perderia um bocado de tempo para descobrir a causa...). Nossa recomendação é que você sempre extraia os arquivos do zip. Compreenda...
Extrair ou descompactar é o processo inverso, ou seja, obter do fotos.zip, os originais, foto_01.jpg e foto_02.jpg.
1.4.Como extrair arquivos no Windows - exemplo
Obs.: Se você instalou outro programa para compactação e descompactação de arquivos, como Winzip ou Winrar, os procedimentos serão parecidos, porém, não iguais ao exemplificado.
Como extrair arquivos do zip
2.0.Exercício passo a passo para extrair arquivos do zip
Atenção!
Seguindo esta recomendação você evitará perder horas tentando descobrir por que algo não funcionou como previsto.
Clicar sobre uma pasta zipada do Windows fará com que você visualize o conteúdo do zip, mas
não faz a devida extração.
Evite problemas com os arquivos baixados fazendo a extração. Não fazer esse procedimento quase sempre trará transtornos ao utilizar os arquivos (eles não estarão íntegros se não forem extraídos).
EXTRAIA, SEMPRE!
Neste item 2, pratique, executando passo-a-passo.
2.1.Criar uma pasta na Área de Trabalho
Caso ainda não tenha uma pasta da CiaByte no seu computador, crie agora!
2.2.Criar subpastas dentro de uma pasta
Dentro da pasta CiaByte, você criará duas novas pastas. Isso, pastas dentro de pastas!
2.3.Fazer downloads de arquivos
Siga o passo a passo:
a) Posicione (não clique ainda) o ponteiro do mouse sobre o link Download de Sons (esse texto sublinhado indica um link) e observe o canto inferior esquerdo desta janela. Você deverá visualizar o nome do arquivo sons_de_teste.zip. Desloque o mouse e repita, até compreender.
A imagem ilustra o link (ligação) que liga o texto sublinhado (Download de Sons) ao arquivo sons_de_teste.zip (que ainda está fora do seu computador).
b) No item (a) você só apontou, mas se você clicar sobre o link, será iniciado o download do arquivo sons_de_teste.zip para o seu computador. Nesse caso, aquela mensagem da parte inferior da janela mudará e ficará como mostrado na figura (aqui usamos o Chrome - pode ser diferente em outros navegadores).
Observe o ícone da pasta com um ziper (pasta zipada).
Experimente agora! Clique sobre o link seguinte: Download de Sons
c) O arquivo sons_de_teste.zip já deve estar no seu computador. A questão é, onde?
Os navegadores têm reservado uma pasta chamada Downloads e, normalmente, ela fica dentro de outras pastas, o que pode dificultar a visualização do nosso arquivo.
Observe, na figura anterior, que no canto inferior direito da janela surgiu o botão Exibir todos (pode variar a posição e o nome desse botão, de acordo com o navegador).
Clique no botão Exibir todos (ou equivalente). O Navegador abrirá uma página de Downloads onde você verá o último download realizado.
Importante! Se você clicar sobre o nome do arquivo zipado, poderá ver seu conteúdo, porém, não é recomendado trabalhar com arquivos sem fazer a devida extração. Portanto, siga nossos passos e clique na opção Mostrar na pasta.
Guarde isso: não é recomendado trabalhar com pastas zipadas (observe o zíper no ícone da pasta). O zip é útil para "transporte". Para uso, será necessário descompactar, extraindo os arquivos..
d) Se ainda não fez, clique na opção Mostrar na pasta.
O Windows abrirá o Explorador de Arquivos e mostrará o conteúdo da pasta Downloads com o arquivo que acabou de baixar. Nosso objetivo agora é levar este arquivo para a pasta que você criou na área de trabalho.
Nosso objetivo será levar esse arquivo para a pasta que você criou na área de trabalho.
Faremos isso copiando e colando:
- Clique com o botão direito sobre o nome do arquivo (será aberto um menu de contexto).
- No menu, clique Copiar. Ao copiar, o arquivo sons_de_teste.zip estará salvo na memória do computador (você não o vê).
e) Feche o Explorador de Arquivos e abra a pasta que você criou na Área de Trabalho. Estando dentro da pasta onde deseja que fique seu arquivo, clique com com o botão direito em alguma área neutra (não sobre nomes de arquivos) e, no menu de contexto, clique Colar.
Com esse procedimento, o arquivo baixado está na pasta que você criou.
Sua vez! Faça o mesmo, baixando o arquivo filme_teste.zip, clicando no link abaixo:
Download do Filme
2.4.Extrair arquivos zipados no Windows
Se você executou os passos acima, os arquivos sons_de_teste.zip e filme_teste.zip deverão estar gravados no seu computador.
Nesse caso, proceda, passo a passo:
- Localize e abra a pasta Músicas, onde deverá estar o arquivo sons_de_teste.zip. Você irá extrair os arquivos dele. Serão 3 arquivos, contendo sons diversos.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo, sons_de_teste.zip e selecione, no menu, Extrair Tudo... (ou equivalente). Extaia para a pasta Músicas.
Para ouvir os sons, bastará clicar sobre cada um dos arquivos (depois de extraídos).
- Na pasta Filmes, repita os procedimentos. Nesse caso, existe um único filme a ser descompactado.
Faça com que o arquivo filme_teste.zip seja extraído na pasta Filmes.
Assista-o, clicando sobre o nome do filme (depois de extraído).
Importante!
Observe que, após a extração dos arquivos, você visualizará o arquivo zipado, mais os arquivos extraídos:
Só assim, você terá de fato extraído os arquivos do zip e poderá operar com segurança.