Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações
O que é Vinheta

O que é Vinheta e Tipos de Vinheta

Vinheta Gráfica - Vinheta Fotográfica - Vinheta TV e Outras Mídias

Artigo de acesso grátis, parte integrante do Curso de Design Gráfico Online e do Curso de Web Design Online.
Para treinamento em competências e habilidades, se você ainda não é nosso aluno, recomendamos um dos nossos cursos interativos online, com suporte e orientação de professores (não gratuitos). Os valores são acessíveis e o retorno é VOCÊ profissionalizado(a) e certificado(a).

O que é Vinheta

Vinheta - Origem da Palavra

Origem da palavra vinheta

Vinheta é um termo amplo que ganha características próprias, dependendo do meio em que é utilizado, como gráfico, tv, internet, cinema, rádio, arquitetura, etc.

Obs.:
Nesse artigo, objetivamos dar uma ideia geral ao iniciante em design gráfico.

Vinheta - origem da palavra
A uva, assim como um dos seus derivados, o vinho, eram tidos como sagrados na antiguidade. Assim, surgiram ornamentos reverenciando a videira, suas folhas e frutos. O termo vinheta, tem origem no francês vignette, que, originalmente, era o nome dado aos ornamentos usados para emoldurar desenhos, ou peças de ferro ou madeira que tinham as videiras como referência principal.

Vinheta, de acordo com o Dicionário Aurélio
(ê) [Do fr. vignette, 'pequena vinha'; primitivamente as vinhetas representavam folhas e cachos de videira.]
Substantivo feminino.
1.Bibliogr. Pequena ilustração intratextual.
2.Rád. Telev. Chamada de curta duração utilizada em abertura, encerramento ou reinício de programa de rádio ou TV, com o objetivo de identificar o programa, a estação ou o patrocinador.
3.Tip. Ornato tipográfico de uma só peça, que representa desenho abstrato ou figurativo.
Vinheta de combinação. 1. Tip. A que serve como elemento de composição de ornatos, guarnições, etc.
Vinheta de remate. 1. Tip. A que é usada em fim de capítulo, e cuja forma se inscreve num triângulo invertido. [Tb. se diz apenas remate. Sin.: vinheta final (ou apenas final) e fundo-de-lâmpada.]
Vinheta final. 1. Tip. V. vinheta de remate.

Vinheta Gráfica

Desde a antiguidade o homem decora textos. Nos papiros egípcios, as iluminuras ilustravam textos, com o intuito de dar maior entendimento aos mesmos. Mais tarde, surgem as vinhetas, como complementos meramente decorativos das iluminuras.

Assim, as iluminuras tentam dar sentido ao conteúdo, enquanto as vinhetas decoram e valorizam o conteúdo como um todo (textos e iluminuras).

Exemplos de vinheta - vinheta gráfica

Hoje, entendemos a vinheta gráfica como um elemento decorativo, que serve para adornar o espaço em branco do papel, em torno de trabalhos já prontos, como ilustrações e textos.

Uma das suas características da vinheta gráfica é que, se retirada do trabalho, esse não deve perder o sentido. Assim, a vinheta tem o papel de destacar e valorizar o trabalho principal. Como a moldura de um quadro. Esse sentido da vinheta parece que vem se mantendo, mesmo nas vinhetas atuais, que se tornaram eletrônicas.

Vinheta Fotográfica

Vinheta Fotográfica

Na fotografia, inicialmente, o nome vinheta foi atribuído a um defeito que ocorre numa fotografia retangular, quando a borda da lente interfere na foto, gerando uma sombra esfumaçada nos quatro cantos.

Posteriormente, tornou-se uma técnica artística onde o mesmo efeito é gerado, mas com acabamento aperfeiçoado pela manipulação proposital da imagem.

Por esse motivo, em fotografia, é esperado, em uma vinheta tradicional, um contorno esfumaçado (uso do blur do Photoshop, por exemplo) e um formato oval. O efeito pode ser obtido através de truques fotográficos (filtros) ou através do processamento digital da imagem, no Photoshop, por exemplo.

Como Obter o Formato Oval Esfumaçado no Photoshop

Selecione com a Ferramenta Elipse com um valor alto de difusão (repita até acertar o valor), inveta a seleção comandando Selecionar > Inverter e tecle [Del] uma ou várias vezes (observe o efeito).

Vinheta Fotográfica com Tom Sépia

Sépia
Como o polvo, a sépia é um molusco cefalópode (significa "pés junto à cabeça"). Possui um corpo oval, com uma bolsa contendo um líquido de cor marrom-acinzentado o qual utiliza para disfarçar sua fuga.

Daí, surgiu o nome da cor sépia. Nem marrom e branco, nem preto e branco, mas um marrom-azincentado, com cara de antigo, envelhecido. Com recursos do Photoshop é possível transformar uma fotografia comum em sépia.

Vinheta Fotográfica em Tom Sépia

Como Obter o Tom Sépia no Photoshop

Técnica para o tom sépia:

  • Transforme em P&B (opcional): Imagem > Ajustes > Preto e Branco
  • Use o filtro para Sépia: Imagem > Ajustes > Filtro de Fotos
  • Faça ajustes e clique OK

Vinheta para TV - Vinheta para Web - Outras Mídias

Na TV e na Web, o termo vinheta ganhou novas dimensões.

Para essas mídias, vinhetas são filmes de curtíssima metragem, resultado da mistura de sons e imagens simbólicas dinâmicas e ou estáticas. Digamos, "a moldura" de uma novela ou a "moldura" de um tele-jornal.

Na internet, é comum você ver vinhetas para abertura de sites (como a abertura do 1º site da CiaByte Design).

Experimente liberar o som e clicar na tecla play.

Esse assunto não termina por aqui, mas caberá a você explorar mais profundamente, sob demanda.

Exemplos de outros tipos de vinhetas (ou nomes para):

  • vinheta de rádio
  • vinheta sonora
  • vinheta musical
  • vinheta em HQ (História em Quadrinhos)
  • . . .