O que é Podcast O que é Videocast O que é Webcast
iPod + Broacast = Podcast
1.O que é Podcast, o que é Videocast, o que é Webcast
Com o surgimento de tecnologias mais baratas, pessoas comuns, que não possuam ou não tenham fácil acesso a rádios ou emissoras de tv, podem difundir suas idéias, seus pensamentos, através da distribuição de arquivos de áudio e/ou vídeo pela Internet.
O arquivo de áudio gravado para difusão é o podcast. Se a mensagem for em vídeo, poderá ser chamada de videocast.
O ato de difundir essas mensagens de áudio e/ou vídeo pela Internet, é o que chamamos de podcasting.
Desse modo, qualquer pessoa que deseje distribuir idéias ao mundo, pode se tornar uma espécie de radialista, fazendo o seu podcasting.
Hoje é possível fazer transmissões ao vivo pela Internet. Nesse caso, chamamos a transmissão de áudio o vídeo de Webcast. Portanto, dizemos que
Webcast é uma transmissão ao vivo pela Internet
Não se assuste, mas na era das inovações, todo dia surgem novas palavras que também vão ganhando novos significados. Vale dar uma busca na web por Webinar (web-based seminar), Web Conference. Não se prenda muito ao significado exato de cada um, já que são termos novos, inventados e que ganham significados mais precisos com o decorrer do tempo.
2.Quem ouve podcasts
As pessoas que distribuem notícias, entrevistas, idéias, conceitos, ..., através de arquivos de áudio e/ou vídeo, conquistam audiência, ou seja, seguidores.
Os seguidores são aquelas pessoas que se interessaram pelas idéias e se dispõem a ouvir/assistir as próximas mensagens de áudio/vídeo de determinada pessoa ou grupo. Isso é feito através de uma assinatura, do mesmo modo que o RSS nos blogs, como se fosse a assinatura de um jornal. Assim, a cada novo podcast lançado, o seguidor é avisado automaticamente.
Nota
Apesar de a maioria chamar de podcast apenas os arquivos de áudio que são distribuídos com a possiblidade de se fazer uma assinatura (RSS), temos percebido um uso mais abrangente do termo, onde qualquer arquivo de áudio produzido para difusão é chamado de podcast. Até mesmo por conta da origem do nome, como você poderá ver logo adiante.
3.Origem da palavra podcast
Tudo começa com broadcast que traduzido significa difundir, ou radiodifundir.
O termo é usado para se referir a transmissões em geral, como as transmissões via rádio, televisão, ou até mesmo através de um alto-falante na rodoviária.
Uma notícia, um comercial, um alerta, enfim, qualquer mensagem que seja difundida para quem quiser ouvir, é um exemplo de broadcast.
Com o surgimento do iPod, aparelho da Apple que toca sons no formato mp3, fizeram a junção das duas palavras, ipod com broadcast, gerando o termo podcast.
Quando as mensagens passaram a ser enviadas através de arquivos de vídeo, o termo podcast gerou um novo, o videocast.
4.Como gravar um podcast
Você também pode editar o arquivo de áudio, eliminando algumas partes, ruídos, etc. Nesse caso, precisará de um aplicativo de edição. Existem vários, inclusive gratuitos, distribuídos na Internet.
Exemplos de programas para edição:
5.Como gravar um videocast
6.Como publicar um podcast
Existem sites especializados em podcasts, já com recurso RSS (para que as pessoas possam assinar e receber as novidades automaticamente). Veja alguns exemplos:
7.Posso fazer podcasts/videocasts, sem ser profissional?
Claro que sim!
Deixe as discussões sobre se "assim vale' ou "assim não vale" para os podcasters profissionais. Veja alguns exemplos práticos para pessoas comuns que podem tirar proveito desta tecnologia, mesmo que não ganhem a mesma abrangência de um podcaster profissional, ou que não tenham o compromisso de periodicidade ou assinatura.
Exemplos para pessoas comuns...
- Um pensamento seu manifestado em um vídeo no Youtube.
- Uma mensagem de Feliz Natal distribuída para os seus amigos (desse modo, no lugar de enviar um cartão de Natal, você poderia enviar um videocast). Vale anexar a um email ou blog.
- Uma orientação a uma equipe de trabalho pode ser gravada em áudio ou vídeo e distribuída para os colaboradores.
- Mensagem da diretoria para colaboradores, tanto as periódicas como as ocasionais.
- Aulas, complementos de aulas, podem ser dirigidas aos alunos pelos professores.
Nesses exemplos, podcasts ou não, devido a um rigor de definição, usam praticamente a mesma teconologia. Portanto, use e abuse e não deixe com que um rigor de definição bloqueie sua criativiade.