Job, ao pé da letra
Ao pé da letra, job significa trabalho em inglês.
Na publicidade, job e briefing são palavras muito utilizadas e suas definições podem variar um pouco, dependendo da agência ou do autor. Em geral, podemos entender da forma seguinte:
- Briefing: um resumo dos dados de um anúncio ou campanha.
- Job: uma tarefa ou um serviço gerado a partir do Briefing.
Job, nas agências de publicidade
Nas agências de publicidade, as campanhas são divididas em partes que são delegadas aos colaboradores, internos e/ou externos. Essas partes, tarefas parciais, são chamadas de jobs pelo pessoal da área.
Nessa concepção, editar um texto, criar um layout, preparar um grid, fazer determinada pesquisa, editar imagens, são exemplos de jobs. Todos juntos depois, formarão o todo (que deve ter um briefing como diretriz).
Job, nas publicações de empregos
Nas agências ou publicações de empregos as ofertas de jobs têm diversos títulos, indicando que o termo é usado para diferentes níveis de trabalho e/ou cargo.
Exemplos de títulos de ofertas de emprego: Gerente de Contas Publicitárias, Executivo de Vendas (Agência de Sites e Marketing Digital), Coordenador de Projetos (Games e eSports), Analista de Endomarketing, Assistente de Arte, Estágio Mídias Sociais, Videomaker, Atendimento Publicitário / Planner, entre outros. Tudo isso anunciado como jobs.