Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

O que é um Curso Profissionalizante

Compreenda o que é e como um curso profissio­nalizante pode ajudar na sua carreira

Cursos Profissio­nalizantes

O que é um curso profissio­nalizante

O Curso Profissio­nalizante é aquele que prepara o aluno para uma profissão. Em geral, o termo é utilizado para profissões que não exigem curso superior. Você não encontrará, por exemplo, um curso profissio­nalizante de medicina, mas poderá encontrar um curso profissio­nalizante de pintura.
É comum encontrarmos cursos profissio­nalizantes em duas categorias:

  • Curso Profissio­nalizante Livre (no mercado, chamado de Curso Profissio­nalizante)
  • Curso Profissio­nalizante Técnico (no mercado, chamado de Curso Técnico)

Os cursos profissio­nalizantes técnicos dão uma formação prática que o Ensino Médio, por si só, não supre, e podem ser feitos juntamente com o Ensino Médio ou após o mesmo (com duração extra em torno de 2 anos). Nos dois casos, o aluno obterá um certificado com o título de Técnico.
Os cursos profissio­nalizantes livres conferem ao aluno habilidades para exercer profissões onde não seja necessária uma formação técnica ou superior.
São exemplos: artes plásticas, programação de computadores, diagramação, design de moda, web design, telemarketing, vendas, etc.

Na prática, percebemos que as pessoas confundem as formações e, por esse motivo, vamos simplificar, definindo o seguinte:

  • Os cursos profissio­nalizantes livres serão chamados de CURSOS Profissio­nalizanteS.
  • Os cursos profissio­nalizantes técnicos serão chamados de CURSOS TÉCNICOS.

Quais as vantagens em se fazer um Curso Profissio­nalizante?

Saiba mais, assistindo ao vídeo do Prof. Fernão Eberlin.

Quem deve fazer um Curso Profissio­nalizante?

Cursos Profissio­nalizantes deveriam fazer parte da formação de todo cidadão. Além da educação profissional, como ética, vestimentas e relacionamento com os colegas, outras matérias como digitação, por exemplo, serão sempre úteis. Quem fez um curso de digitação usará a habilidade desenvolvida pelo resto da sua vida. Advogados, por exemplo, digitam, muitas vezes, o dia inteiro! Sem falar que para aqueles que ainda não podem seguir direto para o curso superior, um Curso Profissio­nalizante pode ser o meio mais rápido de ascensão social.

Curso Profissionalizante

Resumindo, Cursos Profissio­nalizantes serão úteis...

  • Para quem precisa se inserir rapidamente no mercado.
  • Para quem tem recursos limitados para investir em educação. Os cursos profissio­nalizantes chegam a custar menos de 10% dos cursos superiores ou técnicos.
  • Para quem não sabe, ainda, em que área deseja atuar. Pode experimentar com um pequeno investimento.
  • Para quem já tem formação técnica ou superior em outra área e deseja agregar conhecimentos, ou ter uma segunda profissão.
  • Para quem tem formação técnica ou superior e precisa se atualizar, na própria área.

Os cursos profissio­nalizantes são reconhecidos pelo MEC?

Cursos Técnicos e Faculdades capacitam para profissões que, por motivos óbvios, requerem algum tipo de controle, como das áreas de medicina, advocacia, engenharia, etc. Portanto, Faculdades e Cursos Técnicos devem ser, obrigatoriamente, registrados no MEC. Caso contrário, não poderão conferir um diploma técnico nem superior. O MEC regulamenta cursos técnicos e superiores. Os dois devem ter registro no MEC. Cursos Livres, também conhecidos como Cursos Profissio­nalizantes, capacitam para profissões e atividades que não são regulamentadas pelo MEC. Cursos Profissio­nalizantes oferecem certificado válido, porém não são registrados no MEC.

Alerta importante!
Não existe Curso Profissio­nalizante com registro no MEC. O fato de um curso livre ser oferecido dentro do prédio de uma faculdade, não confere registro no MEC.

Perfil Ideal para ser Aluno de um Curso Profissio­nalizante

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se beneficiar de um curso profissio­nalizante. No entanto, os maiores benefícios são para aqueles que estão cursando (ou já terminaram) o ensino médio.

Veja o que diz a Aline, 19 anos, aluna da CiaByte: