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O que é Conceito da Marca

Como Criar um Conceito para sua Marca

Conceito da Marca

A criação de Marca se inicia com a definição de um conceito, que pode ser uma frase ou uma única palavra que consiga representar a personalidade da entidade que será representada.

Entidade refere-se à empresa, departamento, pessoa, ou mesmo um produto, enfim, algo ou alguém que desejemos que seja representado por determinada marca.

É a partir de um conceito que começam a brotar as ideias que definirão o desenho da logo, as cores e outros aspectos da construção de uma marca.

Conceito da Marca e não da Logo

Lembrando que marca é um conjunto de elementos como nome, forma gráfica, cultura, cores e comportamento, entre outros. Assim, a logo é apenas mais uma das formas de representação da marca. E, por esse motivo, o conceito deve ser pensado para a marca como um todo.

Nesse ponto, é importante conhecer os valores da empresa, assim como suas respectivas missão e visão, ainda que não formalizados.

Como Criar um Conceito para a Marca

Através de entrevistas, histórias, material impresso, depoimentos e outros documentos, o designer começará a ter uma ideia sobre o perfil da empresa/entidade.

Outro item fundamental é conhecer o público alvo da empresa/entidade/produto, definindo uma persona para tal. Persona é um cliente imaginário, inventado com base em pesquisas que revelem desejos, metas, necessidades, desafios e medos, entre outros, do público alvo. A persona deve se comportar como a maioria desse público. Dessa forma, todo o trabalho de comunicação será voltado a essa persona.

Depois disso, aplicando o processo criativo (brainstorming é bem-vindo), deve surgir um possível conceito para a marca.

Exemplo de Conceito da Marca

Carimbo, conceito da Logomarca CiaByte

A CiaByte, desde o início de suas atividades, prezou pelo cuidado didático e pelo empenho de seus membros em prestar um serviço de alta qualidade a seus alunos. Com isso, garantindo o aprendizado.

A figura ilustra o efeito de um carimbo, conceito da logomarca CiaByte, transmitindo a ideia de carimbado, autenticado, seguro, validado, confiável. Posteriormente, as cores, azul, que transmite seriedade e confiabilidade, e amarelo, o sol, a criatividade e a inteligência na educação.

Significados de Marcas Famosas

Dentre tudo que pode representar determinada marca, a logo talvez seja a mais importante e mais forte. abilidade, e amarelo, o sol, a criatividade e a inteligência na educação.

Uma vez que o designer definiu um conceito para a marca, fica mais fácil ter ideias e imaginar símbolos para a criação da logo.

Conheça o sentido por trás de algumas logos famosas, de acordo com uma publicação da revista Super Interessante (2011).

ABRIL
Abril é primavera na Itália, país da família do fundador, daí o nome e a árvore verde.

PLAYBOY
Para seu criador, Hugh Hefner, o coelho traz “óbvias conotações sexuais”.

TIGRE
É a pegada do tigre, presente em todos os produtos da marca.

MICHELIN
O simpático bonequinho é formado de pneus, produto da empresa.

LACOSTE
Crocodilo era o apelido do aguerrido tenista René Lacoste, criador da marca.

DURATEX
O rinoceronte estilizado simboliza a durabilidade dos produtos.

NESTLÉ
O nome significa “ninho zinho” em francês, daí a singela família de pássaros.

RED BULL
O combate de touros vermelhos representa a energia que a bebida dá.

CAVALERA
A fênix de duas cabeças representa a capacidade de renovação a cada coleção.

OLYMPIKUS
Simples e direto: uma conexão com os anéis dos Jogos Olímpicos.

JAVA
Parece erro de programação, mas java é uma gíria americana para café.

FABER-CASTELL
Os cavaleiros representam força, precisão e tradição.

BOZZANO
É um B, mas também representa movimento de passar creme na bochecha.

TEXACO
A estrela e o T simbolizam o Texas, “o estado da estrela solitária”.

VOLKSWAGEN
Para quem nunca reparou: há um V (“volks”) sobre o W (“wagen”).

LG
O L e o G do rosto sorridente buscam conectar humanidade e tecnologia.

CREDICARD
Entre as elipses, um cartão de crédito que expande horizontes.

BRADESCO
Cada elemento tem uma explicação, mas, em resumo, é uma árvore.

MITSUBISHI
Em japonês, significa literalmente “3 losangos”, representados na marca.

STARBUCKS
A rede de cafés nasceu no porto, daí a sereia – que segura dois rabos.

YAMAHA
São 3 diapasões (instrumentos de afinação), pela origem musical da marca.

HYUNDAI
O H mostra (ou deveria mostrar) duas pessoas trocando um aperto de mãos.

CARREFOUR
Tem quem nunca tenha enxergado o C subliminar entre as cores da França.

ADIDAS
A “florzinha” é na verdade um mapa-múndi dividido em 3.

AUDI
Os 4 círculos representam a união de 4 empresas que formaram a montadora.

PARMALAT
A mistura de flor e sol representa o frescor natural dos laticínios.

TERRA
As elipses formam uma janela que transporta o internauta para outros mundos.

UOL
É o Universo e, dentro dele várias órbitas de corpos celestes que se cruzam.