Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Como Reduzir o Tamanho de Fotos
e o peso de arquivos de imagens para Internet

Como Reduzir o Tamanho de Fotos

Reduzindo o peso de uma fotografia

para envio pela Internet, ou publicação no blog ou site

Exemplo: o formato JPEG (quando as imagens são gravadas com .jpg) já faz uma compressão de tamanho da imagem. No entanto, pode ser necessário reduzir ainda mais o peso (com perda de qualidade), de modo que fique viável a transmissão via Internet, ou mesmo, para a utilização da imagem em um site.

Reuzir peso ou tamanho de foto Reduzir tamanho de fotografias Reduzir tamanho de imagem

No exemplo acima, da esquerda para a direita, há redução de peso e, consequentemente, de qualidade (você envia menos kbytes pela internet).
A 1ª imagem (esquerda) é a original, com qualidade de 100%. Na segunda, baixamos a qualidade para 50% e na 3ª, para 20% da original (1ª imagem).

Resultado em kbytes (peso da imagem):

Reduzindo o Peso da Imagem com o Paint

Como redimensionar imagens no Paint

O modo mais rápido e simples para iniciantes é reduzir o tamanho da imagem dentro do Paint (acessório do Windows), até que fique num tamanho que caiba totalmente na tela. Nesse caso, bastará salvar (após reduzir o tamanho), preferencialmente em .jpg.

Como reduzir imagens no Paint

Procure no menu do Paint pela opção Redimensionar (guia Início, grupo Imagem no Paint do Windows 10). Clicando nela, será aberto o quadro Alongar e distorcer, conforme figura.

Marque a caixa Manter taxa de proporção, para que a redução ocorra na mesma proporção, tanto na vertical, como na horizontal. Assinale a opção Porcentagem (como na figura). Estabeleça um percentual para Horizontal (ele será repetido na Vertical). Clique OK. Salve a figura, com outro nome para não perder a original.

Aplicativos para Redução do Peso de Imagens

Como reduzir o peso de arquivos de imagens para Internet

Algumas vezes será necessário uma redução mais drástica. Isso é possível através de programas especiais que fazem a compressão do arquivo da imagem. Quando você passa uma imagem por um processo de compressão, logicamente, a imagem perde qualidade. Portanto, faça com cuidado.

Profissionais de design, costumam usar o Photoshop para essa tarefa. No entanto, existem programas free (livres, gratuitos) disponíveis na Internet que atendem à finalidade.

Um deles é o JpegExpress. É livre e o autor autoriza a sua distribuição (desde que você não altere as características do programa). Para baixar, faça uma busca no Google de modo a ter a versão atualizada.

NÃO GARANTIMOS QUE ESSE PROGRAMA ESTEJA DISPONÍVEL, TAMPOUCO DAMOS SUPORTE A ELE. É UM EXEMPLO, E VOCÊ PODERÁ PESQUISAR POR OUTROS NA INTERNET.