Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações
O que é network

Como fazer Networking
O que é Network?

• Como manter uma Network
• Como aumentar minha Network

Neste artigo, vamos revelar o que é network (significado) e como fazer networking (ação) sem ser inconveniente.

O que significa Network

Net = Rede | Work = Trabalho
Rede são as pessoas com quem você se relaciona profissional e socialmente. Assim, sua rede de trabalho (sua Network) são as pessoas do seu relacionamento que podem, ajudar, contratar, ou indicar você para outrem.

Quem deve fazer parte da minha Network

Sua Network pode ser composta de patrão, ex-patrão, chefe, ex-chefe, colegas e ex-colegas de trabalho, colegas da escola, faculdade e cursos livres, amigos, fornecedores, familiares, e muitos outros.

O que é Networking
Qual a diferença entre Networking e Network?

Sabendo o que é Network, fica fácil entender. Networking é o processo em si, ou seja, todo o conjunto de ações e cuidados em torno de construir e manter uma Network.

De um modo simplificado, fazer networking significa:

Como aumentar sua Network

Significado de network

Também dizem que Network é marketing "boca a boca". Assim, participar de eventos que promovem relacionamentos entre profissionais, certametne, é uma boa ideia. Pensando no que pode e deve falar, sabendo ouvir, e se relacionando com pessoas, esse marketing se torna natural. Aliás, ums dos segredos é a naturalidade.

Por isso, cuidado com o "seguir ao pé da letra" algumas recomendações, para não perder a linha do bom senso, da ética e do "ser humano".

Como criar uma Network

Dicas fáceis de aplicar, dadas por experts no assunto...

  • Mantenha-se informado(a).
  • Decore e represente com naturalidade uma breve explicação do que você faz profissionalmente. Crie seu próprio script - rápido e objetivo, para não ficar chato!
  • Procure focar. Num encontro profissional, o que você espera dele, qual o seu objetivo? Esteja pronto(a) para surpresas!
  • Seja pró-ativo(a) e inicie as conversas.
  • Fale menos e ouça mais. Especialmente, quando o outro gosta de falar do que faz, onde trabalha...
  • Seja generoso(a). Por que não ajudar se sabe como (cuide-se apenas para não se prejudicar, tampouco ensinar o "pulo do gato").
  • Alterne os lugares que frequenta, tanto para o cafezinho como para as compras ou cursos de atualização. Assim você gera novas oportunidades.
  • Mantenha contato com os participantes da sua Network. Não só para manter a relação aquecida, como para manter a lealdade dos demais.
  • Tenha sempre cartões de visita (pessoal e profissional). Não é um folheto, portanto, distribua de acordo com as normas de etiqueta.
  • Um folder, livreto, sobre você e/ou sua empresa, pode ser distribuído, com o devido cuidado, para não parecer inoportuno(a).
  • Seja você! Sinceridade, lealdade, envolvimento com o que faz, muitas vezes são mais importantes do que todas as técnicas acima.

Como manter uma Network

É importante, o tempo todo, fazer com que as pessoas se lembrem de você. A formação de uma boa Network pode levar meses ou anos. Por isso, não basta agregar novos participantes à sua rede. Você deverá saber mantê-los ali.

É como manter uma amizade ou um amor... É necessário dar atenção periódica, mantendo o contato, dedicando parte do seu tempo. Dá trabalho, mas dá resultado!

Encontros pessoais, telefonemas, WhatsApp, Redes Sociais... A chave do sucesso é acertar na dose. Enviar uma piada, ocasionalmente e para os amigos apenas, pode ser bom, mas entupir a caixa postal fará de você uma pessoa chata. Conhecer as áreas de interesse dos componentes da sua Network e lembrar deles, compartilhando um post útil, é simplesmente fantástico, além de ser um jeito legal de lembrar das pessoas e demonstrar generosidade.

Manter seus amigos a par do que você está fazendo, trabalhando, estudando, poderá render emprego, respeito, confiança, amizade e até promoções,

Como fazer Networking nas Redes Sociais?

Não basta estar presente nas redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. É necessário que você trace estratégias para se aproximar das pessoas (conexões) que poderão ajudar você a atingir seus objetivos.

Seu comportamento e seu perfil devem ser exemplares e, claro, atualizados. Uma dica do especialista Jeffrey Gitomer, é inserir em cada rede social da qual participa, links para as outras redes.

Então, para você obter resultados para valer, será necessário manter perfis nas principais redes de relacionamento online, acrescentando a isso, um blog pessoal (é onde você poderá mostar do que você é capaz).

Hoje, construir relações através das redes sociais é a parte mais trabalhosa e importante do seu networking, pois você precisa dedicar um tempo na produção e leitura de posts e, muito importante, no engajamento, fazendo suas considerações (sem exagero) quando forem pertinentes. Em tempo, compartilhe, além de curtir.

Como fazer networking sem parecer interesseiro

Em entrevista para a Revista Exame, o psiquiatra Roberto Shinyashiki ensina quais os macetes fazer networking do jeito certo.

Como funciona uma Network

Um case de Network (causo*, em inglês)

José e Ana foram ao supermercado. Escolhendo carne para o churrasco de domingo, José reparou que Ana procurou conversa com uma moça. Então, Ana apresentou Maria a José como sendo sua melhor amiga durante toda a adolescência. José, considerando a apresentação feita pela esposa, cumprimentou Maria como se também fossem velhos amigos.

Rede de relacionamentos

Maria era casada com João, que também escolhia carne na mesma seção. João e José se apresentaram. José deu dicas a João sobre como assar a carne, e João deu dicas a José sobre como escolher a carne. Ao trocarem cartões de visita, João ficou sabendo que José era professor de artes e José ficou sabendo que João era dentista. As duas amigas, ao fazerem o mesmo, descobriram que eram praticamente vizinhas! Não bastando isto, as duas trabalhavam com decoração. Despediram-se, ficando claro o desejo de um breve reencontro.

Passadas duas semanas, Maria ligou para Ana, convidando para seu aniversário. Haveria um churrasco, feito pelo João. Claro que foram, afinal, as duas teriam muito a conversar, e José e João também tinham descoberto um interesse em comum, os dois eram "experts" em churrasco.

Na festa, José, foi apresentado aos amigos de João, como sendo um professor de artes "expert" em churrascos. Claro, teve espaço para fazer uma breve apresentação sobre si mesmo, e de como poderia contribuir para aquele grupo de pessoas com sua arte. Em seguida, durante a festa, José sentiu-se à vontade para perguntar, informalmente, o que cada novo conhecido fazia da vida, ou gostava de fazer.

Entre eles, mal sabia José, encontrava-se o diretor de uma famosa escola de artes, que, mais tarde, viria a mudar o rumo da vida de José e Ana...

Você pode imaginar que esse tipo de história não tem fim e que, à medida que relações vão se estabelecendo, um maior número de pessoas começa a fazer parte da rede de relacionamentos.

* causo - de acordo com o Dicionário Aurélio
[Var. pop. de caso.]
Substantivo masculino.
1.Bras. Pop. Conto, história, caso:
“— Joaninha Vintém conte um causo” (Raul Bopp, Putirum, p. 73).

Analisando o case de Network

O objetivo foi que você percebessse como alguns dos fundamentos pregados pelos experts em redes de relacionamento foram aplicados natralmente. Interessante, no case acima, que não houve, inicialmente, um foco profissional - a aproximação nada teve a ver com trabalho.
Veja!

Ana procurou conversa com uma moça...
A atitude de Ana demonstra pró-atividade. Ela poderia ter deixado passar... "Conheço aquela moça..."

José, ..., cumprimentou Maria como se também fossem velhos amigos...
Aqui, José teve uma atitude positiva e dinâmica. Poderia ter dito "Muito prazer..." e se voltado ao que estava fazendo.

José deu dicas a João sobre como assar a carne...
Primeiro, dê, para depois pedir. Esse tipo de generosidade não põe em risco o que é seu!

Despediram-se todos, ficando claro o desejo de breve um reencontro...
O encontro terminou de forma positiva, com augúrios de um novo encontro. Poderia ter ficado no "a gente se vê por aí..."

Maria ligou para Ana, convidando para seu aniversário...
Maria, além de pró-ativa, aproveitou a oportunidade. Um telefonema aproxima as pessoas e "rega" a amizade.

Ao trocarem cartões de visita, ...
Uma vez que descobriram interesses comuns, a troca de cartões pode simbolizar mais que a simples troca de telefones e endereços.

José ... teve espaço para fazer uma breve apresentação sobre si mesmo...
José já tem seu script pronto para estas ocasiões. Simples, esclarecedor e objetivo.

José ... perguntar, informalmente, o que cada novo conhecido fazia da vida, ...
Uma regra de ouro, perguntar, ouvir, observar. Mais que falar.