Diferença entre aula síncrona e aula assíncrona
Dizemos que a aula é síncrona quando ela ocorre em tempo real, como uma transmissão ao vivo.
Assíncrona é como denominamos, por exemplo, uma aula pré-gravada e que pode ser feita no horário da preferência do aluno. Professor atuou em uma data/hora e os alunos vão assistir em outra data/hora, ou seja, sem sincronismo (=assíncrona).
Qual a melhor, síncrona ou assíncrona?
Depende diretamente do que está sendo ensinado.
Quando a interação entre pessoas enriquece a aula, a aula síncrona demonstra ser um excelente recurso.
Quando a interação é entre a pessoa e uma máquina (como um computador com aplicativos, por exemplo), as aulas assíncronas demonstram melhores resultados.
Por que é melhor aprender informática com aulas assíncronas?
Há muito tempo (já em 1988) identificamos a necessidade de um acompanhamento individualizado para garantir a eficiência nos cursos de informática. Na interação homem-máquina, cada qual segue um ritmo próprio, fazendo com que aulas em grupo (síncronas) tenham baixo rendimento.
Para o ensino de informática, só é possível atender essa individualidade com aulas particulares (mais onerosas) ou com aulas interativas, que são assíncronas. Então, já no tempo das aulas presenciais, mesmo com a presença de um facilitador na sala de aula, cada aluno estava numa etapa diferente do curso, não havendo sincronismo.
Para aprender informática (uso de aplicativos em geral) é necessário que você, além de compreender a teoria, desenvolva habilidade no manuseio dos aplicativos. Como cada indivíduo desenvolve as habilidades num ritmo próprio, as aulas síncronas acabam sendo desestimulantes e pouco eficientes.