Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
965.427.184
Celular
11
965.427.184



Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Anonimato & Crimes na Internet

É possível navegar sem ser identificado?

Anonimato

Esqueça isso! O fato de não estarem vendo você (mesmo que você navegue em uma janela anônima do navegador) enquanto internauta, não muda nada. Na verdade, verão, se for necessário. Com ordem judicial, poderão encontrar quem escreveu ou provocou alguma situação de constrangimento.

Portanto, não há anonimato na Internet. Lembre-se que há pessoas nos outros computadores e procure tratá-las como gostaria que tratassem você (isso é netiqueta).

Navegar como anônimo na Internet

Os navegadores possuem um recurso chamado janela anônima que você pode acessar clicando no menu de opções, geralmente no canto superior direito (em vermelho na ilustração).
Mas atenção! Isso só é eficiente para você esconder por onde navegou de algum usuário que divida o computador com você. Seu provedor, o Google e outros robôs saberão por onde navegou.

Obs.: a imagem a mensagem do Google Chrome sobre a janela anônima.

Já que não existe anonimato no mundo virtual, vale a pena se informar sobre alguns deslizes que devem ser evitados, já que são considerados crimes de Internet.

Crimes na Internet

Etiqueta nos sites de relacionamento, blogs, redes sociais na internet

O que é um crime virtual?

Dizemos crime virtual quando o crime é praticado através da Internet. Você já sabe que não existe anonimato na Internet. Uma outra informação importante, é que, mesmo que não haja legislação específica, muitos crimes realizados através da Internet podem ser enquadrados no código penal já existente, gerando punições previstas em lei.

Existem leis que garantem punição para crimes na internet.
Aponte na imagem e veja os principais crimes com respectivas penalidades.