Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações

Sabia que as macros do Excel podem aumentar a sua produtividade?

Não é todo mundo que tem facilidade para compreender lógica de programação. Apesar de as macros do Excel serem uma forma simplificada de rotina computacional, muitos ainda encontram dificuldades para compreender.
A culpa não é sua! Afinal, as escolas não nos preparam (ainda) para esse tipo de pensamento lógico. O artigo esclarece...

Macros no Excel

Compreendendo macros num sentido figurado...

Já acordou algum dia, ainda com certo atordoamento, e fez atividades básicas meio que automaticamente?

Como essas atividades pela manhã são repetitivas, pois você as faz praticamente todos os dias e na mesma ordem, seu cérebro pode ter criado uma rotina de atividades e a executa sem que você precise lembrar detalhadamente de cada uma delas.

Imagine que você faça, por exemplo, a sequência de atividades abaixo, logo após seu despertador tocar um alarme:

1. Arrumar a cama;
2. Lavar o rosto;
3. Escovar os dentes;
4. Vestir-se;
5. Abrir a janela do quarto;

Relógio representando um Comando de alarme = macrocomando

Observe que seu cérebro precisa comandar você para fazer cinco atividades. No entanto, quando toca o alarme, você simplesmente começa a realizar as atividades praticamente sem se preocupar em lembrar-se de cada uma.

Isso acontece porque seu cérebro pode ter associado um único comando, o som do alarme, à sequência das cinco atividades acima descritas. Dessa forma, os cinco comandos transformaram-se em um único macrocomando (macro significa grande), o alarme.

A macro, no caso, seria uma forma de associar a sequência acima a um único comando: comando grande, ou seja, macrocomando.

Como funciona a macro?

Primeiramente, poderíamos associar um nome BOM-DIA, por exemplo, à lista das cinco atividades acima. Assim, estaríamos dando um nome à sequência de atividades de 1 a 5: nome da macro. Em seguida, poderíamos associar um comando a essa sequência BOM-DIA. Um alarme, por exemplo.

Dessa forma, ao soar o alarme (macrocomando ou macro) seu cérebro precisaria lembrar apenas de BOM-DIA (nome que demos à sequência de atividades), e as cinco tarefas seriam executadas automaticamente.
Isso tanto é possível, que costumamos pensar em outras coisas, enquanto fazemos atividades automáticas, como a de escovar os dentes, por exemplo.

Qual a vantagem da macro?

Ao invés de você ter que se lembrar das cinco atividades, você teria que lembrar apenas do BOM-DIA, e seu cérebro faria você executar a sequência de atividades automaticamente, logo após ouvir o alarme soar (comando).

Macro no Excel

Como funciona a macro no Excel

Passo 1 - Intuição
Você deverá perceber que alguma sequência de ações é repetitiva. Isso dependerá da aplicação que você for desenvolver no Excel (para que vai servir determinada planilha).

Passo 2 - Nome para a Sequência
Você dará um nome para o conjunto de ações que são executadas rotineiramente: nome da macro.

Passo 3 - Comando de Teclado
Você escolherá algum comando para acionar a sequência, como pressionar uma letra qualquer em conjunto com a tecla Control. [Ctrl]+[M], por exemplo. É o comando da macro

Passo 4 - Salvar a Macro
No Excel, você avisará que fará uma sequência de comandos que será associada a uma macro, comandando Gravar Macro. A partir daí, você deverá dar uma nome à macro, informar o comando ([Ctrl]+[M], por exemplo) e iniciar a tal sequência. Terminada a sequência, você avisará, comandando Parar gravação.

Passo 5 - Usar a Macro
Uma vez criada a macro no Excel, toda vez que você desejar realizar a sequência de atividades, bastará comandar [Ctrl]+[M] (ou outro comando escolhido por você).