Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações
Professor usando tablet em sala de aula

O que é Informática Educativa

É o essencial para aplicação do Ensino Híbrido e da Sala de Aula Invertida

Não é a extinção da profissão de professor. No entanto, a profissão passou a ser uma das que mais exige investimentos em atualizações. O aprendizado passou a ser contínuo.

Informática Educativa

O que é Informática Educativa

Informática como Ferramenta de Ensino

É a utilização de recursos computacionais, hardware e software, no processo ensino-aprendizagem. É a informática utilizada como recurso adicional, a serviço do professor, independentemente da sua especialidade.

Portanto, não é a substituição do professor por recursos tecnológicos, vez que o professor permanece como o principal ator do processo.

Não existem regras de como aplicar a informática na educação, mas alguns fatores são determinantes para a obtenção de resultados positivos, como criatividade, planejamento, domínio de informática e tecnologias.

Por que investir num Curso de Informática Educativa

A tecnologia vem inovando o ambinete escolar através do Ensino Híbrido (Blended Learning) e da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), mas muitos alunos e professores ainda oferecem resistência a essas inovações.

Ora, ensino híbrido nada mais é do que uma combinação de ações presenciais com ações online, enquanto a sala de aula invertida é uma forma de estimular a proatividade do aluno que, através da tecnologia, aprende em casa, antes da aula presencial, através de apostilas digitais, videoaulas, games e/ou quaisquer outras formas criativas de uso da tecnologia.

Se é tão simples, por que a resistência dos professores?
Poderíamos justificar de muitas formas, como materiais desenvolvidos por técnicos não professores, portanto, com baixa qualidade didática, por exemplo. Mas o maior responsável por essa resistência, por parte dos professores, é a falta de capacitação em informática e inovações tecnológicas.

Nossa proposta...
A maior parte dos professores aprendeu a usar o computador à base da tentativa e erro e isso não traz segurança a ninguém. Além disso, o aprendizado nesse formato deixa diversas lacunas.
Portanto, propomos que o professor inicie sua capacitação fazendo um bom curso de informática. Desse modo, poderá ganhar confiança para começar a exercer seu potencial criativo.

Quer testar seus conhecimentos de Informática Básica? Clique aqui.

Para conhecer nosso Curso de Informática Educativa, clique aqui.

Como aplicar a Informática Educativa em cada matéria

A Informática Educativa deve ser aplicada como recurso extra no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando atividades desafiadoras, de modo que o aluno ganhe confiança no decorrer da construção de determinado conhecimento. Seguem alguns exemplos de aplicação da informática no processo ensino-aprendizagem.
Observe como se tratam de recursos adicionais.

Informática Educativa na pré-escola

Informática Educativa na pré-escola

Um game, por exemplo, pode apresentar os seres marinhos, assim como fomentar o respeito pela natureza.

Informática Educativa na aula de matemática

Informática Educativa na aula de matemática

Semelhança de triângulos (e entre outras figuras geométricas) pode ser explicada usando a Ferramenta Lupa no Paint do Windows. Nesse ambiente o aluno pode redimensionar triângulos e constatar as semelhanças. Claro, o professor de matemática deverá ter domínio sobre o Paint.

Informática Educativa na aula de geografia

Informática Educativa na aula de geografia

Com recursos de multimídia um professor de geografia usar um software para simular uma visita virtual ao interior de um vulcão. Com a vantagem de ninguém sair queimado!

Informática Educativa na aula de história

Informática Educativa na aula de história

O professor de história pode conduzir seus alunos por uma visita virtual ao Museu do Louvre, ou ao Museu de História Natural de Londres, sem sair da sala de aula!

Informática Educativa na aula de português

Informática Educativa na aula de português

O professor de português pode provocar a memorização da grafia correta de palavras que são facilmente confundidas, através do uso do corretor ortográfico de um processador de textos, como o Word, por exemplo.

Informática Educativa na aula de artes

Informática Educativa na aula de artes

O professor de artes poderá utilizar-se de algum vídeo, publicado na internet, sobre proporção áurea. Qualquer um poderia acessar. No entanto, o professor de artes é quem saberá quando e o que irá discutir após o filme.

Como usar a Informática Educativa

O vídeo esclarece o que é um bom curso de informática. Na CiaByte, oferecemos um curso especial para professores interessados em utilizar a Informática Educativa. Acesse clicando aqui.