Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Boa tarde!
Voltar ao Topo
Mais Informações
Como usar um teleprompter

Como Gravar Vídeos sem Decorar

Serviço Gratuito de Prompter Online: clique aqui

Importante! O serviço é gratuito e você só poderá utilizá-lo por sua conta e risco

Você pode usar um Teleprompter, aparelho que objetiva facilitar a leitura de textos para pessoas que trabalham frente às câmeras, como repórteres, apresentadores, atores, professores e palestrantes.

Como Gravar Vídeos sem Decorar

Doze Dicas para você fazer uma apresentação campeã com Teleprompter

1Saiba sobre o que você está falando. Conheça o assunto e o texto, para que sua fala seja natural, convincente, ética e honesta.

2Se for usar um teleprompter para falar a um auditório, ao vivo, faça vários testes antes de fazer sua apresentação. Pode ser em casa, no escritório ou, preferencialmente, no próprio auditório.

3Caracteres muito grandes facilitam a leitura quando a distância do Teleprompter for grande. Porém, devido às limitações da tela do Teleprompter, parte da pontuação poderá estar escondida, de modo que a leitura fique prejudicada (quando você visualizar o restante do texto já será tarde). Quanto menor a letra, mais do texto você vê na tela do prompter, incluindo a pontuação do parágrafo. Significa que a leitura resultará em uma fala mais natural.

4Quanto mais próximo você ficar da câmera (que normalmente está acoplada ao Teleprompter), mais próximo estará do texto, permitindo que os caracteres sejam menores, de modo a você visualizar parágrafos inteiros. No entanto, a movimentação dos seus olhos, varrendo o texto no Teleprompter, será percebida pelo espectador. Assim, você deverá fazer alguns testes, até ter a melhor distância entre você e o Teleprompter.

5Se você for apresentar um trabalho ao vivo, além de fazer testes exaustivos, tenha sempre outros recursos à mão (plano B). Pode faltar energia, o browser pode travar, enfim, como sempre algo pode dar errado, tenha outros recursos à mão.

6Quando estiver gravando, olhe ocasionalmente para o texto em papel. Passará a idéia de que você fala de improviso, sem o Teleprompter. E, se for uma apresentação ao vivo, alterne a visão entre o Teleprompter e o público. Quando olhar para a platéia, olhe para as últimas fileiras (dará a impressão de que olha para todos).

7Um operador de Teleprompter é recomendável, especialmente para apresentações ao vivo. Ele poderá alterar a velocidade, pausar, etc., de modo que você não se perca. Numa gravação, o próprio operador da câmera poderá operar o Teleprompter.

8Lembre-se, o operador deve ajudar você. Portanto, mantenha o seu ritmo. É o operador quem deve acompanhar você e não o contrário.

9Um bom texto deve ter uma boa pontuação. Isso ajudará a dar naturalidade à leitura, de modo que pareça que você está falando de o que lhe vem à cabeça.

10Em auditórios, se possível, tenha mais de uma placa de leitura. Assim, você poderá se deslocar, além de girar de um lado para outro da platéia. Ao girar a cabeça, lembre-se de "levar os olhos" na mesma direção...

11como na "leitura dinâmica", procure visualizar frases inteiras na tela do Teleprompter. Além de a fala sair com mais naturalidade, você evitará movimentar muito os olhos (o que entregaria o uso de um Teleprompter).

12Lembre-se do plano B. Se acabar a luz,.... Tenha seu texto impresso. Além de servir como garantia, caso algo dê errado, você pode passar confiança ao público.

O que é um Teleprompter

O nome do produto se confunde com uma marca famosa. Assim, o prompter (nome do dispositivo de ponto eletrônico), é popularmente conhecido como Teleprompter (marca famosa de prompters), constando, inclusive, no Dicionário Aurélio.

Teleprompter
[Ingl., marca registrada.]
1.Cin. Teatr. Telev. Prompter.
Prompter
1.Cin. Teatr. Telev. Ponto eletrônico que emprega um monitor de vídeo, ger. acoplado à câmera, no qual se exibe o texto a ser lido em cena; teleprompter.

Para que serve um Prompter ou Teleprompter

O Teleprompter tem por objetivo facilitar a leitura de textos para pessoas que trabalham frente às câmeras. Inicialmente, jornalistas (repórteres) e apresentadores, em estúdios de TV.

Teleprompter acoplado a uma câmera

Com o desenvolvimento da informática, aparelhos que usam desses recursos, como o Teleprompter, também evoluíram. O Teleprompter deixou de ser uma aparelho tão caro, e seu uso passou a ser mais amplo, como em discursos de eventos, casamentos, formaturas, homenagens, discursos políticos e usados por outras pessoas, como atores, professores, palestrantes, empresários e até presidentes e senadores da república.

Dependendo do resultado esperado e/ou do orçamento disponível, um computador pode substituir o Teleprompter, bastando que você tenha um software para rolar o texto (o software, é o que disponibilizamos aqui, neste site). Numa palestra, ou apresentação de trabalhos educacionais, por exemplo, o texto poderia ser apresentado num telão ao fundo, projetado por um datashow.

Como funciona um Teleprompter

Teleprompter de pedestal

O Teleprompter atual economiza um bocado de trabalho e pessoas. Antigamente, os textos eram escritos em enormes cartolinas que tinham que ser trocadas a medida que o apresentador ia lendo.

Hoje, os Teleprompters são computadorizados e resultam em apresentações mais profissionais, tendo em vista que o apresentador olha diretamente para a câmera (ou platéia), enquanto lê o texto.

O segredo do Teleprompter está no uso de um cristal inclinado (vidro especial, semi-espelhado), que faz papel de espelho, para um texto que rola numa tela (similar a de um computador), e papel de vidro, para a câmera (ou platéia, que pensa que o palestrante olha para ela e não para o cristal do Teleprompter).

A imagem é um exemplo de Teleprompter de Pedestal, normalmente usado em palestras. Para o público que fica mais distante, o pedestal e o cristal ficam imperceptíveis. Aliás, o mesmo vidro, visto pela platéia, é transparente. O texto com fundo preto, só aparece para o palestrante.
Obs.: também existe o Teleprompter de Câmera, utilizado em gravações com câmeras mais próximas do locutor.