Fixo
WhatsApp
11
11
3042.3036
946.432.520






Bom dia!
Voltar ao Topo
Mais Informações
Currículo e Carta de Apresentação

Currículo e Carta de Apresentação

Dicas para Currículos e Cartas de Apresentação

Currículo, anexado a uma carta de apresentação, é o documento mais importante para se candidatar a um emprego.

Currículo

O que é Currículo

Curriculum Vitae, do latim "Trajetória de Vida", ou, simplesmente, currículo, é um breve relato da história profissional e escolar de um indivíduo. Somado à carta de apresentação, representará a sua pessoa. Você!

Ultimamente, também têm sido solicitados videocurriculos. Saiba mais clicando aqui. Mesmo assim, inclusive quando o processo seletivo é informatizado, o currículo impresso, seguramente, será solicitado em algum momento. Em tempo, seu currículo já tem Curso de Informática? Creia, vai precisar!

Dicas para um Currículo de Qualidade

  • Procure fazer seu em uma única página ou, no máximo duas.
  • Esteticamente, quanto mais simples, melhor.
  • Personalize cada currículo de acordo com as qualidades mais importantes relacionadas ao cargo pretendido.
  • Em 2019 já é comum incluir uma foto no currículo*. Nesse caso, deve ser discreta e em trajes profissionais.
  • Se você for se candidatar a designer gráfico ou afins, por exemplo, poderá ousar um pouco na criatividade (sempre com discrição). Caso contrário, faça o mais clean possível.

* Aprenda a filtrar! Alguns dizem "nunca coloque fotografia". E se você se candidatar a modelo fotográfico? A foto seria imprescindível, não acha? Portanto, use as dicas com bom senso! Adiante você saberá o que é um Currículo Lattes. Lá, você encontrará doutores e outros profissionais de alto nível. Surpreenda-se! A maioria com foto.

Modelo de Currículo

Baixe um modelo clean (limpo e leve) no link modelo de currículo para utilização no Word.

Modelo de Carta de Apresentação

Haverá ocasiões em que uma carta de apresentação (com o currículo anexo) será fundamental.
Baixe uma proposta no link modelo de carta de apresentação (Word).

O que colocar no Currículo

Dados Pessoais no Currículo

Apenas dados importantes para uma pré-avaliação do candidato. Números de documentos são dispensáveis num currículo, afinal, não se trata de uma ficha policial.

Dicas para um Currículo de Qualidade
  • estado civil,
  • nacionalidade,
  • idade,
  • endereço completo para correspondência,
  • telefones completos,
  • e-mail
  • link para seu videocurriculo (só se solicitado)

Objetivo Profissional no Currículo

Fale a verdade nas entrevistas e no currículo. Exponha o que realmente deseja fazer e em que área deseja atuar.

Resumo Profissional no Currículo

Em poucas linhas você deverá fazer com que seu empregador possa avaliar suas competências e habilidades profissionais, ao ler o seu currículo. Foque naquelas relacionadas ao cargo e trabalho pretendidos.

Histórico Profissional no Currículo

Dirija seu currículo ao emprego que estiver se candidatando. Por exemplo se atuou na gerência de informática de uma empresa, enquanto trabalhava como operador de telemarketing à noite, você poderá omitir o segundo emprego do currículo, caso o cargo a que se candidata seja de gerência de informática.
Liste as empresas nas quais atuou, da mais recente para a mais antiga, lembrando de colocar período, cargos e uma descrição suscinta das funções e responsabilidades de cada cargo que ocupou.

Formação Acadêmica no Currículo

Como no histórico profissional, liste da mais recente para a mais antiga. Caso tenha curso superior, dispense os dados sobre o colegial e ensino fundamental em seu currículo, salvo tenha alguma outra intenção, ou os tenha feito em entidades de renome, o que poderia demonstrar um complemento importante na sua formação moral e ética (seminários, escolas militares, escolas técnicas, entre outras instituições).

Formação Complementar no Currículo

Cursos Livres (informática, profissionalizantes) devem ser relacionados, especialmente os de carga horária consistente que agregam valores à função pretendida.
Não encha seu currículo com quantidade de certificações de baixa qualidade (a exemplo dessas automáticas que você imprime em casa).
Não falamos do nível de estudo (curso livre, profissionalizante, técnico ou universitário), mas da qualidade e importância que tem determinado curso no cargo que você almeja.

Idiomas

Num mundo globalizado, até na profissão de garçom os idiomas são importantes. Liste os idiomas nos quais você tem algum conhecimento, informando o nível. Por exemplo, básico*, intermediário ou fluente.
Especifique também o que o seu conhecimento do idioma abrange: leitura, escrita e/ou conversação.

* Cuidado! Básico é um termo um tanto genérico... Pense se vale a pena colocar, pois poderá ser cobrado numa entrevista.

Informações Adicionais

Só escreva algo nesta seção, se achar que pode valer a pena, e/ou esteja relacionado à sua atividade e/ou o cargo que pretende.

Seu Currículo na Plataforma Lattes

Seu Currículo na Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes é uma base de dados de currículos das áreas de Ciência e Tecnologia. Em se tratando de um padrão nacional e considerando a riqueza de informações que são disponibilizadas, o Currículo Lattes passou também a ser requisitado por empregadores, especialmente na área técnica, científica e para professores.

Se você tem curso técnico ou superior, ou faz faculdade, sugerimos que já inicie seu Currículo Lattes, pois ele deverá ser atualizado com frequência, de modo que fique registrada toda a sua evolução profissional.

Para saber mais detalhes, visite agora mesmo, a Plataforma Lattes e veja como iniciar um Currículo Lattes.

Inclua Informática no seu Currículo

Saiba o que o empregador espera de um candidato que tenha feito um Curso Básico de Informática atualizado. Assista ao vídeo, vale a pena investir esse tempo!