Imagem Bitmap x Imagem Vetorial

Tipos de ilustração e digitalização

bitmap - bmp - jpg - gif - png - cdr - indd - ai

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Imagem Bitmap

 

Tipos de ilustração

Basicametne, podemos classificar as ilustrações em 5 tipos. Entenda cada tipo, visualizando portfólios de artistas (clique no link correspondente).

Elas podem ser produzidas através de diversas técnicas à mão livre (lápis, aquarela, pastel seco, pastel oleoso, nanquim, óleo, etc), ou através de softwares, como o Photoshop e o CorelDRAW, por exemplo.

Quando prozimos uma ilustração à mão livre, podemos digitalizá-las através de recursos como scanner, ou máquina fotográfica digital, por exemplo. Neste caso, obtemos uma imagem digitalizada como um mapa de bits, também conhecida como imagem bitmap.

Se produzidas através de um software, ao gravar a imagem, já teremos uma imagem digitalizada. Neste caso, elas podem ser do tipo bitmap, ou vetorial. Dependerá do software e da técnica escolhida. Veremos adiante.

* Sobre Realista x Hiper-realista

Enquanto a ilustração realista busca representar a realidade, algo que existe, a hiper-realista, de tão perfeita, tão minuciosa, forma um paradoxo:"É tão perfeita que não pode ser real, é acima da realidade". Creia, as latas de coca-cola são uma ilustração e não uma fotografia!

 

 

Imagens Bitmaps e Imagens Vetoriais

Para você compreender as diferenças entre imagens bitmaps e imagens vetoriais, vamos transportar você à escola...
Lembra-se de quando você estudou ciências na escola, e lhe foi apresentado o átomo? Na verdade, você via um átomo, tampouco ele é de fato como foi descrito. Por outro lado, foi apresentado um modelo, um "faz de conta" que, apesar de não ser o átomo de verdade, permitiu que você compreendesse e pudesse trabalhar com átomos. De modo análogo, explicaremos a diferença entre imagens vetoriais e imagens bitmap, e programas que trabalham com imagens vetoriais e programas que trabalham com imagens bitmaps (mapas de bits). O que vamos exemplificar não é realidade absoluta (você precisaria de um bocado de matemática), mas demonstra claramente a diferença entre os dois sistemas.

 

Imagem vetorial

Como na física, onde um vetor é uma entidade definida pelos atributos direção, módulo e sentido, podemos dizer que, na comunicação visual, os vetores (imagens vetoriais) são objetos definidos, também, por seus atributos.
Assim, de modo simplificado, o objeto abaixo (imagem vetorial) poderia ser definido da seguinte maneira:

Vetor - imagem vetorial a partir da fórmula de uma circunferência com 1 cm

Observe que, para guardar esse círculo, não precisamos gravar a imagem propriamente dita, que seriam os pixels (gastaria muita memória).
Se guardarmos os atributos, como "Circunferência", preenchida de "amarelo", contornada por "azul" e com raio de "1 cm", qualquer computador poderia reproduzi-la! Esta é a principal característica de uma imagem vetorial.

Cada vez que o Illustrator (ou outro software vetorial como CorelDRAW, ou o PowerPoint, por exemplo) for carregar uma imagem vetorial, ele lerá, do disco, os atributos e REDESENHARÁ a imagem, claro, obtendo uma idêntica à original!

Ainda, pensando nessa linha, se decidíssemos aumentar o raio para 3 cm, apesar de gastarmos mais espaço de tela, não gastaríamos mais espaço no disco. Afinal, o círculo (os pixels que o compõem) não será gravado no disco. Apenas os atributos!

 

Vetor - imagem vetorial a partir da fórmula de uma circunferência com 3 cm

 

 

Imagem Bitmap (Mapa de Bits)

Uma fotografia digitalizada é um exemplo claro de imagem bitmap. Dificilmente você terá o mesmo efeito apenas com objetos vetoriais. Por isso, o CorelDRAW (e outros do gênero), que é um programa vetorial, aceita a importação de imagens bitmaps, de modo que você possa criar trabalhos misturando os dois tipos de imagens (bitmap e vetorial).

 

Imagem Bitmap pixel a pixel

 

Você também pode usar essa mistura de tipos na criação de ícones. A imagem vetorial dá mais perfeição ao resultado. Ao final, transformando em bitmap, você poderá criar ícones e favicons.

Claro que o CorelDRAW não trabalha estas imagens do mesmo modo que programas específicos o fazem, como o Corel Photo-Paint, o Photoshop e o próprio Paint do Windows.

Bitmaps são imagens que, apresentadas no monitor, são divididas em pequenos quadradinhos, cada um, com uma cor. Esses quadradinhos chamam-se pixels. Quando se grava na modalidade bitmap, grava-se o conteúdo de cada pixel. Num programa que manipula bitmaps, como o Paint do Windows ou o Photoshop, você pode alterar a cor até mesmo de um único pixel!

Apesar das vantagens para se trabalhar com fotos, ícones, ou outros desenhos, existem algumas desvantagens para os arquivos do tipo bitmap:

 

No redimensionamento do bitmap

O sistema perde quando precisamos redimensionar imagens. Como os pixels não são redimensionáveis, perdemos pixels ao reduzirmos o tamanho da imagem. De modo oposto, ao ampliarmos uma imagem bitmap, são acrescentados pixels (o programa INVENTA os pixels que são acrescentados). Por isso, por mais sofisticada que seja a interpolação de pixels, imagens bitmaps com tamanho alterado não apresentam qualidade muito boa, especialmente, quando ampliamos.

 

No armazenamento em disco

Imagine o quanto se consome de disco, numa circunferência com raio de 30 cm, se tivéssemos que armazená-la conforme o exemplo seguinte:

O que é pixel

Quadrado da linha 01, coluna 01 = branco
Quadrado da linha 01, coluna 01 = branco
.............................
.............................
Quadrado da linha 18, coluna 12 = azul
Quadrado da linha 18, coluna 12 = amarelo
Quadrado da linha 18, coluna 12 = amarelo
.............................
.............................

 

 

Exemplo de ampliação de uma Imagem Vetorial

 

Imagem vetorial ampliada

Observe como fica perfeita a ampliação de uma imagem vetorial. O lápis foi construído (e ampliado) num programa de vetores (CorelDRAW) e não tem o acabamento de uma foto.

 

 

Exemplo de ampliação de uma Imagem Bitmap

 

Imagem Bitmap Ampliada

Um bitmap pode conter muito mais detalhes e parecer perfeito. No entanto, ao redimensionarmos, poderemos ter perda de qualidade. Na figura, o lápis menor é um bitmap obtido de um desenho vetorial (original). Ao ampliar a o lápis num programa bitmap, como o Paint, por exemplo, note que a qualidade do resultado vai diminuindo.

 

 

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