Qual a diferença entre email e site?

Endereço de email ou endereço de site?

Este artigo tem caráter informativo, o acesso é gratuito, e é parte integrante do Curso de Informática Online da CiaByte.
Para treinamento em competências e habilidades, se você ainda não é nosso aluno, recomendamos um dos nossos cursos interativos online, com suporte e orientação de professores. Os valores são acessíveis e o retorno é VOCÊ profissionalizado(a) e certificado(a).

 

Qual a diferença entre email e site?

 

O que é Email?

Com o advento da Internet, surgiu a possibilidade de enviarmos mensagens escritas, inicialmente, via cabos telefônicos. Claro, muito mais rápido, eficiente e mais econômico que o correio tradicional, transformou-se num dos mais efetivos meios de comunicação, tanto pessoais, como corporativas. Como essa transmissão é feita através de sinais eletrônicos, essa modalidade de comunicação ganhou o nome de correio eletrônico que em inglês é eletronic mail. Em pouco tempo, surgiu uma forma abreviada, e-mail ou, simplesmente, email. Veja como a palavra email vem de eletronic mail: e de eletronic (eletrônico) e mail (correio).
No dicionário Aurélio, aparece escrito como e-mail e dá como significado correio eletrônico.

Como enviar e receber emails?
Primeiramente, é necessário que você tenha um endereço de email, do mesmo modo que você tem um endereço para sua casa. A diferença, é que esse endereço é eletrônico. De modo simplificado, o endereço eletrônico é um local num disco de computador (como uma pasta do Windows), onde são gravadas as mensagens dirigidas a você. Provedores de Internet e outras empresas cedem este espaço, gratuitamente, por diversos motivos, como publicidade, divulgação da marca, etc.

 

Como é um endereço de email?

Muita gente confunde o endereço de site (página de Internet) com um endereço de email. Para compreender o endereço de email, é necessário que você compreenda o endereço de um site.

Você já navega na Internet, e deve ter reparado na parte de cima do navegador alguns endereços de sites.

São exemplos de endereços de sites:

 

Endereço de uma página de Internet típica

www.nome_da_entidade.com.br

A 1ª parte,www, já é um fator que indica ser o endereço de um site e não um endereço de email.
Vem de World Wide Web que, traduzido, significa rede de alcance mundial.

A 2ª parte, nome_da_entidade, é o real identificador da página de internet. Em www.ciabyte.com.br, teremos o site da CiaByte. Não precisa, necessariamente, ser o nome de uma empresa. Qualquer entidade, pessoa, produto, marca, empresa, etc.

A 3ª parte, terminação, .com.br, significa que o site seria comercial (.com) e no Brasil (.br). Existem diversas outras terminações.
.com, por exemplo, é tido como internacional.

Observe que no endereço de uma página de Internet, NUNCA aparece o símbolo @ (arrôba), que aparece nos emails.

 

Endereço de email típico

seu_nome@nome_da_entidade.com.br

Antes, você precisa saber que para o americano, o símbolo @ significa at. At é palavra inglesa, significa no ou na, em português.

Assim, a leitura do endereço de email maria@ciabyte.com.br seria: maria na ciabyte. Viu? Tem lógica e compreendendo como inventaram isso, nunca mais nos confundimos. Os endereços de email e de site estão intimamente ligados, veja!

  • A 1ª parte do endereço de email, seu_nome, pode ser qualquer nome, como joao, jose (sempre sem acentuação), maria, contato, etc.
    É o nome do dono do endereço de email (ou dono da caixa postal eletrônica). Você inventa!
  • O @ indica que é um endereço de email que fica guardado em algum computador onde também está o site da entidade (no exemplo, ciabyte).
  • A última parte, ciabyte.com.br, SEMPRE corresponde ao nome da página de Internet (mais tecnicamente, chamado de domínio).

 

Exemplo

 

  • Suponha que o João Carlos seja um professor ligado à CiaByte.
  • A CiaByte possui um domínio (endereço do site na Internet), que é ciabyte.com.br. Assim, para entrar no site da CiaByte, você usaria o endereço www.ciabyte.com.br
  • O João Carlos, poderia ter um endereço de email como joaocarlos@ciabyte.com.br

 

Como obter seu endereço de email personalizado

Estude as situações seguintes e veja qual a que mais se aproxime da sua realidade.

 

Como enviar e receber emails

 

O que é login e o que é senha

Email Grátis

De acordo com o Dicionário Aurélio, login
1.Operação ou processo inicial de uma sessão de conexão (6), em que ger. o usuário se identifica, p. ex., fornecendo nome e senha para autenticação pelo sistema computacional. [Opõe-se a (ingl.) logoff.]
2.O nome que identifica um usuário em um sistema de computadores.

Como numa caixa de correio, que tem uma etiqueta com um número ou nome, para identificar o proprietário, é necessário que identifiquemos a área do disco onde estarão gravadas as mensagens eletrônicas (emails).
Na informática, usamos alguns termos que têm esse mesmo significado: login, nome de usuário, username (em inglês), são exemplos. Pode ser um nome ou código inventado por você. No entanto, é usual, no caso de emails, que o login seja o próprio endereço do email.

Também, em analogia com a caixa de correio tradicional, precisamos de uma chave para abrir e verificar o conteúdo. Na informática, usamos uma senha eletrônica no lugar da chave. Assim, quando você cria um login e uma senha, eles servirão para identificar você (login) e abrir a sua caixa de mensagens (senha) no WebMail.

 

O que é WebMail

É um nome genérico para programas que têm a finalidade de gerenciar a sua caixa postal, permitindo que você escreva e envie emails, receba, encaminhe, copie, apague, etc.

Logo que você cria o seu endereço de email, é comum que já receba uma mensagem de agradecimento do provedor.
Portanto terá algo na sua Caixa de Entrada, que é o nome dado ao espaço onde chegam os seus emails.

  1. Você abre o site (gmail, hotmail, etc.),
  2. digita seu login para se identificar,
  3. digita a sua senha para ter acesso e abre-se uma janela com o WebMail
    (que é a interface através da qual você irá fazer suas operações com emails).

É através do WebMail que você poderá escrever mensagens, enviá-las aos destinatários, receber mensagens, repassar mensagens recebidas, etc.

 

Protegendo o seu tempo

"Eles querem o seu tempo", dizia uma amiga!

 

O que é email

 

Todo mundo quer seu tempo, especialmente, se você puder comprar algo ou gerar algum lucro. Com o advento dos emails, os endereços de email passaram a ser mercadoria valiosa. Cada endereço de email representa um alvo para que inescrupulosos enviem dezenas, centenas de emails, SEM QUE VOCÊ TENHA SOLICITADO. É a mala-direta moderna!

 

O que é Spam

Quem envia e recebe emails está sujeito a receber spams. Essas mensagens, que você não solicita, ganharam o nome de spams, sendo os spammers, as pessoas que enviam esse tipo de mensagem.

 

Origem da palavra spam

Spam é o nome da marca de uma carne enlatada na Inglaterra, que nada tem a ver com emails. Mas, de tão indigesta a carne, o termo ficou relacionado com tudo que é indigesto, entre outras coisas, emails não solicitados que recebemos (propagandas, correntes do tipo "se você não responder algo de ... blá blá blá).

 

Outros possíveis significados

Com o tempo surgiram outras possíveis explicações para o nome spam. No entanto, parece que alguém apenas atribuiu um signficado onde não existia nenhum:

Sending and Posting Advertisement in Mass, que traduzido seria envio e postagem de publicidade em massa.

Stupid Pointless Annoying Messages, que traduzido seria mensagem rídicula, sem propósito, e irritante.

 

Males causados pelos spams

Infelizmente todos nós somos vítimas de centenas de spams, todos os dias, causando diversos problemas, entre eles podemos citar:

demora para receber os emails que realmente estamos esperando,

custos devido ao excesso de tráfego (pagamos o uso da Internet pelo tráfego de dados),

risco de apagarmos emails importantes, perdidos no meio de tantos outros.

 

 

Você pode repassar mensagens, desde que sejam de utilidade real para determinadas pessoas, você tenha algum tipo de relação com elas, e sabe que a informação poderá ser útil a elas.

 

O que é Antispam

Para nossa felicidade (ou quase), inventaram os antispams. São programas que tentam detectar indícios de que determinados emails sejam spams. Assim, quanto mais rigoroso o programa antispam, mais emails são filtrados, claro, trazendo riscos de que emails que não são spams, sejam classificados como tal. Neste caso, o excesso de proteção pode trazer algum prejuízo.

Em geral, os programas de WebMail trazem a possibilidade de você ativar ou desativar um antispam. Quando ativado o antispam, é possível que você possa estabelecer algumas regras suas (além das padrões do programa), para definir o que é ou não spam.

Em alguns casos, é possível que você faça uma lista de endereços de email confiáveis, dos quais você deseja receber contatos. Neste caso, esses emails não passariam pelos filtros, de modo que você não correria risco de não recebê-los. O contrário, também é possível, ou seja, você pode fazer uma lista de emails dos quais você não deseja receber absolutamente nada.

Em geral, quando usamos antispams, os email classificados como tal vão para uma pasta chamada "maladireta", "lixo-eletrônico" ou equivalente, onde permanecem por algum tempo predeterminado, ou até que você os apague. Assim, ainda dá para recuperar algo que tenha sido classificado como spam por engano. Portanto, se estiver aguardando um email, antes de achar que não recebeu, dê uma espiada numa destas pastas.

Como ativar ou desativar o antispam dependerá do programa de WebMail disponibilizado pelo seu provedor (UOL, IG, etc.). Cada programa tem suas características, inclusive, podendo ser alteradas a qualquer tempo, tendo em vista que são programas que funcionam online. Desta forma, para compreender o modo de operação de cada um, você deverá acessar as instruções dentro do próprio WebMail e/ou utilizar o suporte do provedor.

 

Como obter um endereço de email grátis

É rápido e fácil. Utilize um dos links propostos e crie agora mesmo, ou faça uma busca no Google "email grátis" e escolha o que achar melhor.

 

Criar Email Grátis

 

Sugestões para seu email grátis

Existem divesos portais que oferecem seu espaço na internet para você ter um email grátis. Por quê?
Simples! Você faz propaganda do nome dele. Bom para as duas partes.
Por exemplo, se você se chama João e é pintor de paredes, poderia ter um endereço de email como joao.pintor@hotmail.com.br

Observe que o nome após o símbolo @, hotmail.com.br, faz menção ao site da Microsoft, www.hotmail.com.br. Assim, cada vez que você distribui seu endereço de email para os amigos, o nome "hotmail.com.br" vai junto!

Portanto, ao eleger um site para obter seu email grátis, escolha um com quem você gostaria de se relacionar, pois estará fazendo propaganda para ele.

Email Grátis do Google

  • seu.nome@gmail.com.br

Email Grátis da Bol

  • seu.nome@bol.com.br

Email Grátis do Ig

  • ig.com.br

Email Grátis da Microsoft

  • hotmail.com
  • hotmail.com.br

Email Grátis do Yahoo

  • yahoo.com

 

Email grátis, bom ou ruim?

A princípio, não há problema algum. A grande maioria das pessoas se corresponde com esses emails gratuitos. Mas faremos algumas considerações...

  • Se você tem a própria empresa, vale pensar em registrar um domínio (pagando uma taxa anual) só para garantir o nome, MESMO QUE VOCÊ AINDA NÃO TENHA UM SITE.
    Com um nome de domínio, mesmo sem ter um site publicado, você poderá ter os próprios endereços de email.
    Dessa forma, você faz circular o nome da sua marca e não de outra empresa qualquer.
  • Como são utilizados por uma grande quantidade de pessoas, podem ocorrer atrasos nas entregas das correspondências. Em especial emails muito grandes, contendo links etc.
  • Os portais que ivestem na oferta de emails gratuitos também sofrem mais ataques. Assim, investem em mais proteção, podendo causar alguns transtornos, como encaminhar, indevidamente, um email importante para a lixeira.

 

Curso de Informática Básica

Não fique caçando informação pela Internet, faça um curso!

Assista essa videoaula grátis, vale a pena!

Acessar academia de informática