Dicas para Currículo

Modelo de Currículo - Modelo de Carta de Apresentação

Este artigo tem caráter informativo, o acesso é gratuito, e é parte integrante dos Cursos Profissionalizantes Online da CiaByte.
Para treinamento em competências e habilidades, se você ainda não é nosso aluno, recomendamos um dos nossos cursos interativos online,
com suporte e orientação de professores (não gratuitos). Os valores são acessíveis e o retorno é VOCÊ profissionalizado(a) e certificado(a).

 

Dicas para currículo

 

 

O que é Currículo

O que é Curriculum Vitae

Curriculum Vitae, do latim "Trajetória de Vida", ou, simplesmente, currículo, é um breve relato da história profissional e escolar de um indivíduo.
Isto, somado à apresentação, cuidados com detalhes, REPRESENTARÁ A SUA PESSOA. VOCÊ!

 

Dica para um Currículo de Qualidade

Reflita! É Você, numa Folha de Papel...

Modelo de Currículo - Modelo de Carta de Apresentação

Preferencialmente, faça seu currículo em uma única página. No máximo duas. Esteticamente, quanto mais simples, melhor.
Você poderá acrescentar sua foto* (discreta em trajes profissionais), caso o cargo que pretende dependa da sua aparência, como atuar em eventos, publicidade e propaganda, por exemplo.

* Aprenda a filtrar!
Alguns dizem "nunca coloque fotografia". E se você se candidatar a modelo fotográfico? A foto seria imprescindível, não acha? Portanto, use as dicas com bom senso! Adiante você saberá o que é um Currículo Lattes. Lá, você encontrará doutores e outros profissionais de alto nível. Surpreenda-se! A maioria com foto.

Se você for se candidatar a designer gráfico ou afins, por exemplo, poderá ousar um pouco na criatividade (sempre com discrição). Caso contrário, faça o mais "clean" possível - veja um modelo clean (limpo e leve) no link modelo de currículo (Word).

Haverá ocasiões em que uma carta de apresentação (com o currículo anexo) será fundamental.
Encontre uma proposta no link modelo de carta de apresentação (Word).

 

Dicas para o Roteiro do seu Currículo

 

Dados Pessoais

Apenas dados importantes para uma pré-avaliação do candidato. Números de documentos são dispensáveis num currículo, afinal, não se trata de uma ficha policial...

 

Objetivo Profissional

Fale (SEMPRE) a verdade nas entrevistas e no currículo. Exponha o que realmente deseja fazer e em que área deseja atuar.

 

Resumo Profissional

Em poucas linhas você deverá fazer com que seu empregador possa avaliar suas competências e habilidades profissionais, ao ler o seu currículo.
Se você for uma pessoa de muitas habilidades, foque naquelas relacionadas ao cargo e trabalho pretendidos.

 

Histórico Profissional

Dirija seu currículo ao emprego que estiver se candidatando. Por exemplo se atuou na gerência de informática de uma empresa, enquanto trabalhava como operador de telemarketing à noite, você poderá omitir o segundo emprego do currículo, caso o cargo a que se candidata seja de gerência de informática.

Liste as empresas nas quais atuou, da mais recente para a mais antiga, lembrando de colocar período, cargos e uma descrição suscinta das funções e responsabilidades de cada cargo que ocupou.

 

Formação Acadêmica

Como no histórico profissional, liste da mais recente para a mais antiga.
Caso tenha curso superior, dispense os dados sobre o colegial e ensino fundamental em seu currículo, salvo tenha alguma outra intenção, ou os tenha feito em entidades de renome, o que poderia demonstrar um complemento importante na sua formação moral e ética (seminários, escolas militares, escolas técnicas, entre outras instituições).

 

Formação Complementar

Cursos Livres (informática, profissionalizantes) também devem ser relacionados, especialmente os de carga horária consistente e aqueles que agregam valores à função pretendida.

Não encha seu currículo com quantidade de certificações de baixa qualidade (a exemplo dessas automáticas que você imprime em casa) .
Não falamos do nível de estudo (curso livre, profissionalizante, técnico ou universitário), mas da qualidade e importância que tem determinado curso no cargo que você almeja.

 

Dica: selecione o que vai colocar no currículo. Lembre-se formação é diferente de informação

 

Exemplos

Se você fez um curso de informática básica numa escola de qualidade, e é cobrado esse conhecimento na empresa, coloque no currículo:

Informática Básica - 120 horas - Entidade: CiaByte

Se você fez diversos cursos e ganhou um monte de certificados de pouca credibilidade, como, por exemplo,

Curso Básico I - 8 horas

Curso Básico II - 8 horas

.....

Curso Básico X - 8 horas

Não coloque no currículo, pelo menos, da forma acima!

Se precisar colocar, faça um resumo do total. Exemplo:

Curso Básico de Informática (I a X) - 80 horas - Entidade: xxx

Veja, você não mentiu, e fez parecer algo mais sério.

 

Idiomas

Num mundo globalizado, até na profissão de garçom os idiomas são importantes. Liste os idiomas nos quais você tem algum conhecimento, informando o nível. Por exemplo, básico*, intermediário ou fluente.
Especifique também o que o seu conhecimento do idioma abrange: leitura, escrita e/ou conversação.

* Cuidado! Básico é um termo um tanto genérico... Pense se vale a pena colocar, pois poderá ser cobrado numa entrevista...

 

Informações Adicionais

Só escreva algo nesta seção, se achar que pode valer a pena, e/ou esteja relacionado à sua atividade e/ou o cargo que pretende.

 

Atualize-se a cada vez que for atualizar o Currículo

Valores mudam com o passar do tempo! Assim, é importante que você reveja o que o mercado está solicitando, a cada nova versão do seu currículo.

 

Faça isto com auxílio de um Buscador

Utilize um buscador para visualizar dezenas de sites que ajudam você a produzir um bom currículo e até mesmo a conseguir um bom trabalho.
Buscador (ou motor de busca) é o nome dado a um conjunto de programas de computador que vasculham a Internet a procura de sites que contenham palavras informadas por você. Uma qualidade esperada dos buscadores é a apresentação de resultados que satisfaçam ao que estamos procurando, e os buscadores mais populares do momento, são o Google, o Yahoo! e o Bing.

 

Para pesquisar, estude os exemplos seguintes:

1. Informando a palavra maçã, um buscador lhe mostará uma lista de sites que contenham a palavra maçã.
Essa palavra é chamada de palavra-chave.

2. Você pode informar mais de uma palavra-chave para obter um resultado mais próximo do que você procura.
Por exemplo, maçã do amor

3. Você pode refinar sua pesquisa, alterando e/ou acrescentando palvras na pesquisa.
Por exemplo, maçã do amor em São Paulo

4. Quando você pesquisa por maçã do amor, o buscador apresentará resultados que contenham as palavras maçã e amor, em qualquer ordem (normalmente palavras como do não têm muito peso nas pesquisas).
Por exemplo, frases como "Meu amor, trouxe uma maçã para você" atenderiam à sua solicitação, e os sites que as contivessem seriam apresentados.
Assim, para direcionar melhor a sua pesquisa, você poderá escrever uma frase entre aspas. Por exemplo:
"maçã do amor", resultará em sites que contenham exatamente esta frase.

5. Exercício
Acesse o Google, por exemplo: www.google.com.br e pesquise por "modelo de currículo", inserindo suas palavras-chave entre aspas, como indicado na figura abaixo. Em seguida, visite os sites apresentados.

Como pesquisar no Google

Nota:
A avaliação sobre os sites apresentados pelo buscador é exclusivamente sua. Portanto, bom senso!
Cuidados com a apresentação, estética, bom português, são indícios (não garantias) de que a informação (conteúdo) seja de qualidade. Portanto, em pesquisas do gênero, visite mais de um site!

 

Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes é uma base de dados de currículos das áreas de Ciência e Tecnologia. Em se tratando de um padrão nacional e considerando a riqueza de informações que são disponibilizadas, o Currículo Lattes passou também a ser requisitado por empregadores, especialmente na área técnica, científica e para professores.

Se você tem curso técnico ou superior, ou faz faculdade, sugerimos que já inicie seu currículo, pois o Currículo Lattes deverá ser atualizado com frequência, de modo que nele fique registrada toda a sua evolução profissional.

Para saber mais detalhes, visite agora mesmo, a Plataforma Lattes e veja como iniciar um Currículo Lattes.

 

Inclua Informática no seu Currículo

Curso Básico de Informática - novos conceitos

Saiba o que o empregador espera de um candidato que tenha feito um Curso Básico de Informática na atualidade.

Assista ao vídeo, vale a pena!

Acessar academia de informática

Dicas para currículo