Como Criar um Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual - Manual da Marca - Manual de Identidade Corporativa

Como Criar um Manual de Identidade Visual


Este artigo tem caráter informativo, o acesso é gratuito, e é parte integrante do Curso de Design Gráfico Online da CiaByte.
Para treinamento em competências e habilidades, se você ainda não é nosso aluno, recomendamos um dos nossos cursos interativos online,
com suporte e orientação de professores (não gratuitos). Os valores são acessíveis e o retorno é VOCÊ profissionalizado(a) e certificado(a).

 

O que é Identidade Visual

Identidade visual é tudo que remete você à empresa (ou serviço, produto, instituição, nome, ...) e à marca que a representa. Na praça de alimentação de um grande shopping, na hora do almoço, os crachás de colaboradores, suas vestimentas, remetem você às empresas que eles representam. Aprofundando um pouco mais, até as atitudes destes colaboradores serão associadas à empresa e à marca. Desta forma, podemos entender identidade visual como sendo o conjunto de todos os elementos que representam visualmente a empresa (ou serviço, produto, instituição, nome, ...). O fundamento da Identidade Visual de uma empresa é gráfico e, basicamente, nas cores (como cada bandeira tem suas cores, as empresas têm as suas), na tipologia e, claro, no logo, logotipo e/ou logomarca (temos uma grande discussão a esse respeito e optamos por tratar, genericamente, por logo).

Identidade Visual - BrandingSabe aquela sensação de "falsificado" que você percebe quando se depara com um produto ilegal, proveniente de algum lugar suspeito? Ela se dá pela falta de cuidado do falsificador no copiar o design, o logo, e as cores do produto falso, que, geralmente, diferem do original. Ainda bem! Pois não é só a "grande empresa" que prejudicam, mas o prejuízo e o desrespeito afeta o próprio trabalho do designer (e/ou equipe) que tanto queimou neurônios para desenvolver a identidade visual da empresa e/ou produtos, e continua queimando para mantê-la (Branding).

Não somente falsificadores prejudicam a marca. Se não houver um cuidado do seu proprietário, na hora de anunciar, imprimir o logo em sacolas plásticas ou até mesmo, pinta-lo nos muros de um bairro (quando permitido), ela poderá transmitir ao público uma sensação de "falsificado" e, neste caso, atribuiria uma imagem "de segunda linha" à empresa...

 

Manual de Identidade Visual

Com o exposto, creio ter demonstrado a importância de se criar um manual, de fácil entendimento, que, nas mãos da gráfica, do jornal que publicará um anúncio, do designer (que não é necessariamente o que criou a marca), de modo que a marca, os uniformes, a papelaria da empresa, o comportamento dos indivíduos, quando representantes da mesma, tudo isso (e muito mais), seja representado dentro de um mesmo padrão.
Este, será o Manual de Identidade Visual da Empresa. Muitos chamam de Manual de Identidade da Marca ou Manual da Marca (afinal, é quase certo que ela será aplicada em tudo), ou, ainda, Manual de Identidade Corporativa.

E quando a empresa for pequenininha, dá retorno esse tipo de investimento, num Manual de Identidade Visual?
O MESMO CUIDADO É NECESSÁRIO!!! Quer um exemplo?

Um salão de cabeleireiros de um bairro. 5 cabeleireiros se deslocam de casa para o trabalho (de uniforme). Do trabalho para o almoço, do almoço para o trabalho, passeiam, no meio do expediente, para uma pausa do café, e, finalmente, retornam às suas casas. Já pensou, quantas pessoas viram esses 5 representantes do salão. TODOS POSSÍVEIS CLIENTES, pois, em geral, circulam pelo mesmo bairro. Folhetos, folderes, anúncios em jornais de bairro, atendimento no local, fachada do salão, cores internas e externas, o site ou blog, .... Repare como todo esse conjunto vai dando força à marca desse salão. Lembra que falei até do comportamento das pessoas? Imagine que um desses colaboradores se meta em uma briga ou discussão dentro do supermercado local! Atinge a todos, não é mesmo...

 

 

Conteúdo do Manual de Identidade Visual

Tudo que for necessário a determinada empresa. Não adianta o designer gráfico que faz este trabalho para um restaurante, por exemplo, criar uma embalagem para pizzas, se se tratar de um restaurante de comida alemã... (que não entrega pizzas).

Em geral, começa pela marca e a papelaria básica (design e aplicação da marca em papéis da empresa, como papel de carta, envelopes, cartões de visita, embalagens, etc.), que são itens essenciais a todas as empresas. Daí para frente, dependerá da empresa, produtos, etc.
Por exemplo, aplicação de adesivos nos carros da empresa, uniformes, fachadas, ....

No que se refere à marca, propriamente dita, alguns elementos são fundamentais:

 

 

Como é um Manual de Identidade Visual

Em geral, um manual impresso. Hoje, com as facilidades propiciadas pela Internet, o Manual de Identidade Visual pode ser disponibilizado em papel e em tela (um livreto e um site, por exemplo). Não há regras rígidas, pois trata-se de uma criação. Assim, melhor que dizer "como é" ou "como deve ser", segue como exemplo, o Manual de Identidade Visual da Marca CiaByte.

 

Modelo de Manual de Identidade Visual da Marca

Empresa/Produto

 

A criação da marca inicia com um profundo conhecimento da filosofia da empresa/produto.

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

Origem
CiaByte®, que tem origem em "Companhia dos Bytes" ou "Companhia Byte", foi a marca criada para comercializar, como produto principal, o Método Eberlin©, sistema e-learning de ensino de informática e design, aplicado em "Escolas de COMPUTAÇÃO".
O sistema pode ser aplicado na forma presencial ou a distância, pois o aluno aprende interagindo com o próprio computador, necessitando de poucas intervenções do professor, que podem ser feitas pessoalmente ou através de contatos pela internet.
Com foco na qualidade didática dos cursos, a CiaByte se popularizou a partir de São Paulo - Brasil, sendo reconhecida como sinônimo de qualidade no aprendizado, valorizando assim os certificados concedidos aos seus alunos.

 

Missão CiaByte
Priorizando a didática, ensinar brasileiros em qualquer parte do Brasil e do Mundo, através de técnicas de e-learning, utilizando o potencial da Rede Mundial de Computadores.

Visão CiaByte
Ser referência, colaborando para um mundo onde a virtual estética represente reais valores de ética, comprometimento e competência, objetivando um planeta de maior beleza, habitado por uma comunidade justa e competente.

Conceito

 

Numa única palavra:
Carimbo

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

Fundamentado na filosofia da empresa e nas declarações de missão e visão, a marca deve simbolizar ensino de peso, certificação do aluno, garantia de aprendizado eficiente e direto, alcance mundial e idoneidade.

Deste espírito, surgiu a idéia de um carimbo, remetendo a idéias como, Aprovado, Garantido, Certificado, Válido, Autenticado, ..., CiaByte. Rápido e objetivo!

O logotipo CiaByte lembra as fontes Impact, Haettenschweiler e Helvetica Inserat, representando o ensino de peso, inserido num contorno oval que ao mesmo tempo que remete ao formato de um carimbo, tem a forma do mapa-mundi, representando o alcance mundial dos serviços.

Conceito da Marca

Assinatura Principal - Marca

 

A marca é a principal assinatura da empresa.

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

A marca deve ser disposta na forma horizontal na maioria das aplicações.
Excepcionalmente, inclinada, em peças para publicidades mais ousadas, onde se deseje acentuar a idéia de carimbo. Maneiras corretas para aplicação da marca CiaByte:

Assinatura Principal da Marca

A marca deve ser usada em todas as manifestações visuais da empresa, tais como, papelaria (papel timbrado, cartões de visita, envelopes, ...), publicidade (cartazes, outdoors, folhetos,...), comunicação eletrônica (sites, emails, ...), material didático, apresentações, etc.

O complemento da assinatura, "COMPUTAÇÃO", pode ter outras denominações, dependendo da circunstância. Por exemplo: "E-LEARNING", "SISTEMA DE ENSINO", etc.

AVISO
Complementos diferentes de "COMPUTAÇÃO" só em casos especiais, mediante autorização.

Assinatura Alternativa

 

Sempre que possível, dê preferência à assinatura principal.

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

O logotipo CiaByte pode ser aplicado isoladamente, sem o suporte oval e o complemento.
Marca d'água é uma boa aplicação deste formato.

Assinatura Alternativa da Marca

Manual de Identidade Visual da Marca CiaByte

Exemplo de marca d'água, com opacidade de 10%.

Principais Proibições

 

Erros de aplicação da marca podem prejudicar muito, a identidade da instituição.

 
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Alguns exemplos de erros comuns,
A SEREM EVITADOS.

- Alteração da assinatura;
- Alteração cromática;
- Distorção.
- Rotação diferente da única permitida;

Proibição: Alteração da assinatura da marca
Proibição: alteração cromática da marca
 
Proibição: distorção da marca
Proibição: rotação da marca
 
Marca correta

Margens

 

A Marca precisa respirar.

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

Para uma boa visibilidade, definimos uma margem (arejamento) ao redor da marca, evitando interferências dos outros elementos da composição. Para a CiaByte, a margem mínima corresponde à altura do texto "COMPUTAÇÃO", equivalente a 12% da altura da marca.

Margens da marca

Padrão Cromático

 

O azul transmite idoneidade e o amarelo representa inteligência (ensino) e juventude.

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

Padrão Cromático da Marca

Atenção!
Utilize Pantone para serviços na gráfica, CMYK para impressoras jato-de-tinta e RGB para websites.

A Pantone Inc. desenvolveu um sistema - Pantone Matching System - composto de escalas que informam como se obter determinada cor para impressão, seja em papel, tecido ou plástico, a partir das cores primárias CMYK. Hoje, a Pantone também inclui as cores especiais, como as metálicas, que exigem a composição a partir da escala Hexacolor, seis cores básicas.
Como as escalas Pantone são propriedade intelectual e não são gratuitas, aparecem em softwares da Adobe e Corel, por exemplo, mas não aparecem nos softwares livres. Fornecer a cor Pantone para a gráfica é importante, pois é a garantia de que os resultados impressos serão os esperados.

Positivo e Negativo

 

Para uso em situações extremas, como num carimbo, contendo a marca, por exemplo.

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

Quando for aplicado sobre um fundo 75% ou mais de preto, passa-se a utilizar a versão negativo.

Exemplo de aplicação da marca Positivo e Negativo
Marca em Positivo e Negativo

Tons de Cinza

 

Para gráficas, use Pantone. Na Impressora, CMYK. Para sites ou projeções em tela, RGB.

 
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Tons de Cinza da Marca

Aplicação da marca com tons de cinza
Exemplo: folheto em tons de cinza da campanha de cursos para médicos.

Versão Linear

 

A versão linear pode ser aplicada em peças mais delicadas, como bordados, por exemplo.

 
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Esta versão é permitida unicamente com o logotipo CiaByte sem o suporte oval e sem o complemento "COMPUTAÇÃO". Alémdisso, deve ser usada somente quando não for possível utilizar a versão completa.

Versão Linear da Marca

Padrão Tipográfico

 

O uso correto da tipografia fortalece a unidade visual.

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

Para a construção da marca CiaByte, as fontes Impact, Haettenschweiler e Helvetica Inserat, foram usadas, unicamente, como REFERÊNCIA.
Portanto, não há nenhum alfabeto padrão que possa ser utilizado em substituição ao logotipo.

No complemento "COMPUTAÇÃO", foi aplicada a fonte Arial Bold, que influenciou na escolha da família de fontes a ser usada institucionalmente.

Padrão Tipográfico da Marca

Deve ser aplicado o logotipo original vetorizado.

 

Apesar de ter a fonte determinada, Arial Bold, deve ser aplicado, sempre, na forma vetorizada, de
modo que sejam respeitadas todas as proporções.

Tipografia de Apoio

 

A Marca deve ter relação com a tipografia utilizada
nas diversa mídias.

 
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Institucional e Textos eletrônicos
Tendo em vista a facilidade de leitura em tela e projeções, a família Arial será adotada nas aplicações web e outros documentos eletrônicos. Também será aplicada nos textos impressos de anúncios publicitários, cartas, papelaria, formulários e folders, entre outros.

Tipografia de Apoio da Marca em vídeo
Textos longos impressos - material didático
No caso de livros, apostilas, manuais muito longos, as fontes serão da família Georgia, que é serifada e facilita a leitura no papel. Quando houver necessidade de contraste com a fonte Gerorgia (títulos, por exemplo) poderá ser usada a fonte Arial Black, por exemplo.
Tipografia de apoio da marca para impressos (papel)
AVISO
Em circunstâncias especiais e somente mediante aprovação, existe a possibilidade de se trabalhar com tipos diferentes dos aqui apresentados.

Malha Construtiva

 

Inclusive, se aplicada de forma artesanal, a Marca deve manter todas as suas características.

 
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A disposição sobre a malha construtiva visa orientar a reprodução exata da marca em suportes onde a execução deva ser manual, como pintura em paredes, por exemplo.

Para a marca CiaByte, criamos uma malha com 6 módulos x 4 módulos, quadrados.

Malha Construtiva da Marca
AVISO
Esta técnica deve ser usada exclusivamente nos casos onde for impossível a reprodução eletrônica.

Limites de Redução

 

A redução além dos limites compromete a leitura e a integridade da marca.

 
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Assinatura:

Limite de Redução da Marca horizontal
Limite de Redução da Marca - inclinada
Assinatura Alternativa:
Limite de Redução da Marca - assinatura alternativa horizontal
Limite de Redução da Marca - assinatura alternativa inclinada

Sobre Fundos Institucionais

 

O contraste contra o fundo é a chave para que a marca não perca visibilidade.

 
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Sobre fundo azul institucional deve ser aplicada a marca na versão negativo e sobre o fundo amarelo institucional, na versão positivo (o contraste é bem melhor).

Marca aplicada sobre fundo institucional azul - errado
Marca aplicada sobre fundo institucional amarelo - errado
Marca aplicada sobre fundo institucional azul - certo
Marca aplicada sobre fundo institucional amarelo - certo

Sobre Fundos Claros

 

O Drop Shadow, aplicado com cuidado, é uma ousadia permitida para a marca CiaByte.

 
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Sempre que possível, a marca deve ser aplicada sobre fundo branco. Sobre fundos claros, a marca deve ser aplicada na versão padrão, com as cores institucionais.

Marca aplicada sobre fundo claro - azul Marca aplicada sobre fundo claro - amarelo Marca aplicada sobre fundo claro - rosa
Marca aplicada sobre fundo claro - azul com sombra Marca aplicada sobre fundo claro - amarelo com sombra Marca aplicada sobre fundo claro - rosa com sombra
Quando contribuir na melhora da visibilidade da marca, poderá ser aplicada com uma leve sombra (Drop Shadow), inclusive sobre fundos brancos.

Sobre Fundos Escuros

 

Um suave Drop Shadow branco (último exemplo) destaca a marca no fundo escuro de uma web page.

 
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Sobre fundos com tons muito escuros (75% ou mais de preto), deve ser aplicada a marca na versão negativo. Exceção feita aos trabalhos a serem visualizados em monitores ou projeções, como webpages, onde também poderá ser aplicada com as cores institucionais.

Marca aplicada sobre fundo escuro - verde errado Marca aplicada sobre fundo escuro - azul errado Marca aplicada sobre fundo escuro - cinza errado
Marca aplicada sobre fundo escuro - verde certo Marca aplicada sobre fundo escuro - azul certo Marca aplicada sobre fundo escuro - cinza certo
Marca aplicada sobre fundo preto - papel Marca aplicada sobre fundo preto - vídeo Marca aplicada sobre fundo preto - vídeo com sobreamento branco

Sobre Fotografias

 

O logo colorido está certo, devido ao fundo branco. Em caso de dúvida, consulte a CRS.

 
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Nas fotos, usa-se negativo ou positivo, aquela que fizer maior contraste contra o fundo.

Marca aplicada sobre fotografia - área escura
Marca aplicada sobre fotografia - área branca
Marca aplicada sobre fotografia - área clara

Considerações Finais

 

CiaByte, desde 1988

 
Manual de Identidade Visual - Padrão Visual do Laboratório

 

Este manual foi produzido por Fernão Eberlin com o objetivo de assegurar a consistência e uniformidade na aplicação da Marca CiaByte.

As regras aqui definidas devem ser fielmente seguidas no intuito de manter constante a Identidade Visual da CiaByte, e, assim, garantir a padronização da Rede Licenciada.

Qualquer situação relativa à Identidade Visual da Marca CiaByte não prevista neste manual deve ser consultada através da CRS. Não serão toleradas variações resultantes de interpretações subjetivas.

Para acessar os padrões adotados para Unidade CiaByte - inclusive mobília, consulte Projeto Arquitetônico no Guia do Licenciado.

Cartões de Visita, Papel Timbrado, Envelopes e afins, consulte Papelaria, também no Guia do Licenciado.

O cuidado dispensado à Marca CiaByte pela Rede Licenciada
resulta em credibilidade para cada um dos Parceiros.

 

 

 

"Como Criar um Manual de Identidade Visual" - Copyright © Fernão Eberlin - Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED